Feromônios: A Atração Química que Rola entre os Insetos

Feromônios são substâncias secretadas por um indivíduo que permite a comunicação com outro indivíduo da mesma espécie através da emissão de odores. Cada espécie possui o seu próprio "código" de comunicação baseado nas diferenças estruturais dos compostos contidos nos odores emitidos. Assim, formigas lava-pés não irão entender a linguagem de formigas-limão e vice-versa. Muito menos uma abelha entenderá a linguagem de um maribondo ou de uma barata.
Os feromônios fazem parte de um universo muito amplo de comunicação química, efetuada por meio de substâncias denominados semioquímicos. De acordo com as suas funções, os feromônios podem ser classificados em: feromônio de marcação de trilha ( muito utilizado por formigas), feromônio de alarme (o inseto emite um odor que avisa a colônia da aproximação de um inimigo, como fazem os percevejos), feromônio de agregação (o cheiro é usado para atrair os membros da especie para uma fonte de alimento ou para um novo local de moradia), etc. Existe um tipo de feromônio chamado de feromônio sexual que é utilizado para atrair o parceiro para a cópula. Estudos mais antigos diziam que somente as fêmeas emitiam odores para atrair os machos. Hoje em dia se sabe que, em muitos casos, é o macho que emite feromônio esperando que as fêmeas venham até ele.
Atualmente pesquisadores brasileiros estão utilizando os ferômonios no controle de pragas das lavouras. Uma isca contendo uma pequena quantidade de feromônio sintético atrai os insetos nocivos para uma armadilha onde são capturados e eliminados. Já estão no alvo o besouro da cana-de-açúcar, o bicudo-das-palmáceas que ataca as plantações de dendê e de coco-da-bahia, a lagarta-enroladeira das plantações de maças do sul do país, a traça dos tomateiros e a lagarta-do-cartucho, principal praga dos milharais do país.

Comentários

  1. feromonios assunto complicado esse em ; mas é muito interessante . gostaria de saber qual sua cadeia carbonica?;

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia