A Bióloga Que Entende Tudo de Cerveja

Um dos vários campos de atuação do biólogo é no setor de controle de qualidade nas indústrias alimentícias. A bióloga Silvania Garcia trabalha como gerente de controle de qualidade numa grande cervejaria

A bióloga Silvania Garcia após trabalhar por 13 anos na Brahma como microbiologista, integra desde 1994 o quadro de gestores do Grupo Petrópolis, fabricante de várias marcas de cerveja, sendo a mais conhecida a Itaipava.
 Em sua função de Gerente de Controle de Qualidade Corporativo, ela monitora a qualidade microbiológica das matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos, principalmente da água. Também verifica a qualidade da assepsia de todo o processo, dos tanques, das tubulações, das máquinas de lavagem das garrafas, da rinsagem das latas, do enchimento dos barris etc, além de acompanhar a estabilidade do produto no mercado.
Silvania relata que começou como técnica de laboratório microbiológico, realizando coletas de amostras na área de produção, lavagem de vidraria, preparo de meios de cultura, desenvolvendo a base fundamental para qualquer microbiologista. Graduada na Faculdade Pedro II (MG), com especialização em microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),ela  informa que no Grupo Petrópolis tem pelo menos um biólogo em cada unidade da empresa.  Mais uma prova de que na profissão de biólogo existem muitos campos de atuação, principalmente na indústria alimentícia e em organização vinculada ao meio ambiente.  
Fonte: Boletim Informativo do CRBio-2
Veja também no Biorritmo:
Ciência na fabricação da cerveja  (27/11/2009)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia