A Ave Que Desmentiu uma Fake News

Ornitólogo desmonta fake news de candidato nas eleições do Equador ao reconhecer o piado de uma ave. O vídeo, compartilhado nas redes sociais antes do primeiro turno da eleição presidencial do Equador, mostra três homens mascarados e armados diante da bandeira do ELN - a maior força guerrilheira remanescente da Colômbia - e expressando seu apoio ao candidato esquerdista Andrés Arauz. Uma legenda embaixo da tela descreveu o cenário como a “selva colombiana”, mas o assobio estridente de uma ave que não tem na Colômbia em algum lugar no arbusto denunciou a farsa. Manuel Sánchez reconheceu no vídeo o piado do inhambu-de-sobrancelhas-claras ( Crypturellus transfasciatus), uma espécie de tinamídeo que não ocorre na Colômbia.


Uma tentativa de influenciar as eleições equatorianas com um vídeo falso que supostamente mostrava guerrilheiros de esquerda endossando um dos candidatos foi frustrada por uma ave terrestre e um ornitólogo de ouvidos aguçados.
O vídeo, compartilhado nas redes sociais antes do primeiro turno da eleição presidencial no Equador nesse último domingo ( 07/02/2021), mostrava três homens mascarados e armados diante da bandeira do ELN (Exército de Libertação Nacional) - a maior força guerrilheira remanescente da Colômbia - expressando seu apoio ao candidato de esquerda Andrés Arauz.
Uma legenda embaixo da tela descrevia o cenário como a “selva colombiana”, mas um piado estridente de uma ave escondida em algum lugar no arbusto denunciou a farsa .
Reconheci o piado instantaneamente e sabia que o vídeo não poderia ter sido filmado na Colômbia”, disse Manuel Sánchez, ornitólogo e guia de aves. Ele identificou o denunciante aviário como um inhambu-de-sobrancelhas-claras (Crypturellus transfasciatus), uma espécie de tinamídeo que não é nativa da Colômbia.
Tinamídeos são aves bastante primitivas. Elas vivem no chão da floresta e não cantam; eles têm pios curtos e flexionados ”, disse Sánchez. “Foi sorte que esta espécie em particular vive em um ecossistema de floresta seca muito pequeno e raro no oeste do Equador e no noroeste do Peru.” Embora o ELN já tenha operado no norte do Equador, não há registro de atividade nessas áreas do ecossistema.
Segundo o The Guardian, "erros de grafia, sotaques estranhos e armas improváveis ​​minaram ainda mais a autenticidade do vídeo, que surgiu depois que o semanário colombiano Semana afirmou ter descoberto documentos que mostravam o apoio do ELN a Arauz. O ELN nega a reivindicação e rejeita o vídeo".
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética