Rã-Arlequim: Bonitinha, Mas Venenosa

A rã-arlequim é uma espécie de anfíbio neotropical que chama atenção por suas cores, mas é considerada uma das mais venenosas do mundo. Décadas atrás, essa espécie de rã podia ser encontrada da Costa Rica até ao Panamá, mas atualmente encontra-se em perigo de extinção. A espécie é considerada extremamente sensível, e está desaparecendo devido às mudanças climáticas que provocam alterações na temperatura das florestas, mudam a qualidade do ar e a formação de chuvas. Recentes variações na temperatura do ar, precipitação, padrões de fluxo atmosférico e subsequente dispersão do fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), , têm sido as principais causas para o declínio desta espécie.

A rã-arlequim (Gênero Atelopus), é uma espécie de anfíbio neotropical que chama atenção por suas cores, mas é considerada uma das mais venenosas do mundo, e está na lista de animais ameaçados de extinção. Décadas atrás, essa espécie de rã podia ser encontrada da Costa Rica até ao Panamá, mas atualmente encontra-se em perigo de extinção, havendo apenas uma pequena população remanescente perto de Quepos, na Costa Rica (redescoberta em 2003) e presumivelmente encontra-se extinta no Panamá. A espécie é considerada extremamente sensível, e está desaparecendo devido às mudanças climáticas que provocam alterações na temperatura das florestas, mudam a qualidade do ar e a formação de chuvas. Recentes variações na temperatura do ar, precipitação, padrões de fluxo atmosférico e subsequente dispersão do fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd) têm sido as principais causas para o declínio desta espécie.
O fungo Bd principal causador de uma doença infecciosa chamada quitridiomicose, uma das piores doenças da vida selvagem. Esse fungo se aloja na pele dos anfíbios, altera o equilíbrio de eletrólitos dos músculos, interferindo em sua troca gasosa com o ambiente, levando algumas espécies a morrer de colapso cardíaco. Nas últimas três décadas, o Bd matou tantos sapos na Austrália, Europa e nas Américas que alguns pesquisadores chegaram a cogitar uma iminente extinção em massa desses animais — algumas espécies desapareceram ou foram localmente extintas.
Estudos indicam que 1/3 das 110 espécies de rãs-arlequim conhecidas desapareceram entre os anos de 1980 e 1990, sendo o fungo B. dendrobatidis o responsável pela maioria das mortes.
Já que o assunto é anfíbios, foi lançado no final do ano passado,  o livro "Werner Carlos Augusto Bokermann, uma vida de descobertas”. Werner Bokermann (1929-1995) foi um herpetólogo e ornitólogo brasileiro de origem alemã, um dos maiores especialistas em anuros do Brasil e diretor do setor de aves do Zoológico de São Paulo. Sua contribuição para o conhecimento sobre os anfíbios brasileiros levou à nomeação de todo um gênero de pererecas em sua homenagem, Bokermannohyla. Foi autor de mais de 100 artigos sobre os anuros e descreveu 80 espécies. Além da herpetologia, Bokermann também se dedicou ao estudo das aves e de alguns invertebrados.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética