A Mariposa da Morte

A mariposa Ascalapha odorata é associada á morte na cultura de muitos países. Em outros, é símbolo de má sorte. No Brasil é chamada de "bruxa". O fato é que o referido inseto carrega este estigma devido ao nome científico que recebeu.

Nada mais apropriado do que o dia de Halloween para falarmos sobre a mariposa da morte. Os antigos diziam que se a mariposa da espécie Ascalapha odorata entrar em sua casa é sinal de má sorte. Também conhecida como "mariposa-bruxa", este inseto da família noctuidae é temido em toda a América, pois sua presença é associada à morte desde antes do aparecimento de Colombo.
No Brasil, é conhecida simplesmente por ‘bruxa’. Nos EUA, é a ‘black witch’ (bruxa preta), no México é a ‘mariposa de la muerte’ (mariposa da morte) e o ‘duppy bat’ (morcego fantasma) na Jamaica.
Em várias culturas americanas, se uma borboleta entra em casa, é um sinal de boa sorte, mas se é uma mariposa grande e escura com manchas e linhas mais claras, o mau agouro está naquele lugar. A bruxa seria o portador da mensagem. Muitas vezes, sua visita é o prenúncio de uma morte.
Em algumas culturas, a associação com a ‘A. odorata’ é mais feliz. Depois de alguém ter morrido, a visita da mariposa seria a alma da pessoa vindo dar adeus.
Lineu descreveu a espécie em 1758 sem associá-la ao azar. Ele a chamou de ‘Phalaena odorata’, isto é, ‘falena de cheiro’, por causa do odor que o inseto produz. Em 1808, o entomólogo alemão Jacob Hübner passou a espécie para um gênero próprio, o ‘Ascalapha’ (pronuncia-se /ascálafa/).
Hübner já sabia de sua fama mortal e no seu nome fez uma referência a Ascálafo, personagem da mitologia grega. Ascálafo é um demônio horticultor do Mundo dos Mortos (o Submundo, o Inferno), onde trabalha para Hades.
Tanto na taxonomia como na cultura popular, a pobre ‘Ascalapha odorata’ acabou associada à morte. Muitas crendices dizem que, ao ver uma bruxa em sua casa, deve-se matá-la sem tocá-la e queimá-la com álcool e sal grosso para evitar o mau agouro.
Pobre mariposa... Uma tradição tão ampla e tão antiga, fica difícil desmitificar. Tal como o gato preto, vem sofrendo por conta de crendices humanas. Pense, no entanto, agora: quem tem mais azar, o humano que viu um animal que só quer calor e foi atraído pela luz ou a mariposa que entrou na casa de um ignorante?
Mas a ciência é assim mesmo, cheia de mitos, fantasias e tabus. Por falar nisso, estou lançando o meu novo livro digital chamado A Culpa é da Evolução no qual abordo aspectos interessantes do comportamento sexual do ser humano sob o ponto de vista da biologia evolutiva. Quem quiser compreender mais sobre esse tema complexo que é a questão dos relacionamentos amorosos na espécie humana, não pode deixar de ler esse livro.
Para saber mais sobre livros digitais, acesse http://profjabiorritmo.blogspot.com.br/…/na-era-do-livro-di…
Para comprar o livro pelo preço promocional de R$ 4,99, acesse a página de vendas da Livraria Saraiva em http://saraiva.com.br/a-culpa-e-da-evolucao-9102900.html

Fonte: Nomes Científicos

Comentários

  1. Mais uma vez, torna se o Ser Humano, o ser irracional.

    ResponderExcluir
  2. TEm uma aqui do lado... quase me matou de susto hoje saindo de trás de uma sacola em um quarto fechado duas horas depois de eu ter sido assaltada e naõ terem levado nada..... acho que estou mais para a teoria do falecido que veio se despedir (e de quebra deu uma protegida no assalto...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem geralmente eu tenho visita dessas borboletas diariamente e descobri que isso é devida a minha médiunidade...E não é mal agouro não mas realmente assusta mesmo rs

      Excluir
  3. Entram aqui em casa quase todos os dias. Pequenas ou médias. Deixo elas em paz. Só me incomodam quando pousam em meu rosto na hora em que estou dormindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça tenho medo e uma mijo em mim fiquei apavorada comecei a orar

      Excluir
    2. Já pensou no tanto de sal grosso e d trabalho q ia ter se vc fosse crer naquele achismo demoníaco?!

      Excluir
  4. Bom dia! Tenho convivido boa parte da minha vida com a visita destas borboletas escuras e percebi que sempre que aparece ,logo do decorrer de alguns dias recebe a noticia que alguém faleceu.Foi assim com a tia da minha esposa .E diversas outras pessoa próxima a mim.Queria saber se alguém tem convive com isto e como lida com está situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb aconteceu comigo o mesmo.
      Morava com minha avó é essa borboleta entrou no apto. Em poucos dias veio a notícia do falecimento do irmão dela.
      Aqui no meu apto, no décimo andar, eu recebi 3 borboletas... Tive tb na mesma época pesadelos... Por coincidência ou não, meu marido na mesma época desejou sair de casa e fui morar em outro apto. Desde então, venho orando, jejuando e declarando que Deus reina em mim, em minha família e em meu lar. A energia passou a ser muito positiva. E vivemos em paz.

      Excluir
    2. Eu achei que essas coisas só aconteciam comigo e que eu estava ficando louca ou era uma espécie de pessoas "paranormal",eu convivo com isso desde muito criança e isso não é legal pra uma criança entender,sempre que via elas (borboletas sempre de tons escuros)já sabia que alguém ia morrer e isso me perturbava muito pois eu queria tentar fazer algo para que tal evento não acontecesse...não passava de mais de 3 dias pra alguém falecer e se eu contasse o evento não acontecia e sim ocorria algo com alguém mais próximo ou algo pior.Até que nesse ano de 2017 me lembrei disso pq faz um bastante tempo que não convivo mais com isso e mds isso realmente é real.

      Excluir
    3. Sandro, comigo já ocorreu o mesmo, por duas vezes. Meu avô faleceu dois dias após a visita da bruxa em minha casa (e não moro com ele). E na segunda vez, minha gata estava doente e recebi a visita da borboleta bruxa novamente e expulsei ela. No dia seguinte, varias maripozinhas pequenas entraram e ficaram em torno da cabeça da gata. No fim a semana a gata morreu.

      Excluir
    4. Olá pessoal, comigo já aconteceu 2x, uma borboleta grande e preta entrou na minha casa e poucos dias depois um familiar morreu, na segunda vez que ela apareceu eu a tirei de casa e ela retornou mostrei pra minha família e contei o significado dela, eles ficaram assustados e acreditaram no mal presságio, poucos dias depois outro familiar morreu. Ontem entrou uma grande e marrom não sei se essa pela cor veio trazer presságio de morte ou de azar, acredito que pela cor deve ser azar e não morte!!! Veremos.

      Excluir
    5. Quando minha vó materna faleceu por dois dias uma mariposa visitou minha casa e depois foi embora e agora que minha mãe faleceu novamente uma mariposa visitou minha casa por dois dias e foi embora .Confesso que fiquei intrigada.

      Excluir
    6. Já convivi muito com elas no sítio e nada dessas crendices estranhas. Se fosse morrer alguém cada vez q eu ou qq parente recebesse a visita d uma dessas mariposas, já teria morrido a família toda, todos os parentes. Até na época q fiquei deprimido, suicida e homicida, nada aconteceu. O q pode matar mesmo é mentira, traição, corrupção e ilusão seguida de covardia.

      Excluir
  5. Mariposas , quese nunca as vejo. Mas , as vezes aparecem bastante aqui dentro de casa , bem pequenas , mas aparecem. Porém , moscas , nossa! Elas me perseguem , elas pousam em mim até o momento em que eu acabei de tomar banho. Não precisa ninguém me falar que moscas são insetos que represetam algo ruim. Pois , todos sabemos que a mosca está sempre junto a carne , com a morte. Tenho medo de mosca. Se alguém puder me indicar um site que fale sobre este fato eu agradecerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó já falecida , sempre dizia que em uma casa onde tem muitas moscas é que lá mora alguém com dificuldades no intestino, pois moscas comem restos de comida , e o intestino não trabalha ,, , , atraem moscas

      Excluir
  6. Hoje me deparei com uma imensa e negra na porta do meu quarto,tomei um susto,eu sempre tive repulsa desses animais desde que eu era pequeno,não me lembro de se associar com o falecimento de alguém próximo,creio que a má impressão se de ao fato do nome (bruxa) e sua aparência negra e o seu tamanho maior do que umax borboleta comum.

    ResponderExcluir
  7. Na minha casa aparecem seguidamente, sinto sempre uma energia positiva quando as vejo, parece que me dizem algo....Não reparei se morre alguém próximo nos aparecimentos, vou cuidar. De qualquer modo, se me mudar não creio que meus conhecidos e eu mesmo passemos a viver eternamente..... Curiosidade é que meu filho está botando uma cervejaria artesanal no porão da casa e escolheu o nome de ...La Bruxa....hehe....Acho que minha casa é uma casa de bruxos......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borboletas bruxa são ligadas à pessoas de médiunidade principalmente do sexo feminino que carrega alguma entidade ou guia espiritual com ela. E um inseto amigável rs

      Excluir
    2. Danielle aqui em casa tem duas. Não curti a energia pq qdo vi uma pela primeira vez minha prima faleceu. Depois meu pai. Dias duas semanas atrás meu tio faleceu. Comecei a chorar e associei a minha prima. Não sei to b Cabreira mas Deus é meu protetor e dos meus. E Maria sempre passa a frente

      Excluir
  8. Toda vez que vejo essa bruxa algo de negativo ocorre. Agora quando as vejo, pouquissimas vezes, começo a orar e pedir proteção. Deu certo nas ultimas vezes. Também fico ligado nos próximos dias... Sai de mim coisa ruim...

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que vejo essa bruxa algo de negativo ocorre. Agora quando as vejo, pouquissimas vezes, começo a orar e pedir proteção. Deu certo nas ultimas vezes. Também fico ligado nos próximos dias... Sai de mim coisa ruim...

    ResponderExcluir
  10. Uma dessas bruxas acabo de entrar no meu quarto, ela tá na cortina bem assim da minha cama, oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore. Peça p a energia negativa sair de sua casa e peça proteção p vc é sua família.

      Excluir
    2. Mto provavelmente só precisa passar veneno d spray ou espantar ela, mas é meio difícil pois ela curte mais a luz e não o escuto.

      Excluir
  11. Uia, eu tbm. acabo de acordar com o som de suas asas e suas trombadas nas paredes do meu quarto. Tirou meu sono!! Mas sem maldade abri a janela e fui tentar espanta-la para fora com uma vassoura. Acho que a matei, tadinha, que caida ao chão joguei um pano em cima e a levei para fora. Acho que estava morta, tainha !! A intenção não foi essa, apena solta-la ao mundo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb tenho dó d animais inofensivos mas a natureza é assim mesmo, cada um com sua sorte, suas vontades, e seus poderes.

      Excluir
  12. Apareceu uma no espelho da sala de jantar, mas é pequena. Justo hoje que fiz oração forte pra afastar o peso no corpo e agir! Depois de 1 semana me sentindo doente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pode ser q a mariposa é sorte vindo.A energia positiva ou negativa costuma ser a gente q a cria, uma espécie de sentimento, d química. Se vc não gosta d uma coisa, ou deixa a ignorância e o medo irracional tonar cobra, vai sentir a tal 'energia negativa'. Dica: estude sempre, e sempre questione em especial o q é apenas crido.

      Excluir
  13. Apareceu uma hoje aqui em casa, ficou o dia inteirinho aqui, da hora q fui pra escola (7hrs) até agr (21hrs), minha vó viu e disse q era uma bruxa q era pra botar ela pra fora, coloquei-a num pote e fechei, e taquei alcool e sal grosso... ela ficou se batendo mt, deu muita pena, mas......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas... ah foda-se a verdade né? Ir atrás dela é mais difícil então melhor crer não custa nada só a morte de um inseto, q tb se crê q não é nada demais matá-lo. Bom, no fundo pensamos isso mesmo, q não é nada demais. O fato é q todos nós temos nossas ilusões, ng é perfeitamente sábio.

      Excluir
  14. Apareceu uma em casa. Ficou durante hrs e aí morreu sem ninguém toca-la :( estranho ne..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vik aqui procurando respostas sobre exatamente isso, estão aparecendo várias borboletas de uma mesma espécie é morrendo sozinhas dentro da minha casa...tbm achei estranho

      Excluir
    2. É normal não durarem muito tempo e morrerem sozinhas onde quer q estejam. Algum fator desconhecido explica essas mortes de mariposa. Estude a complexidade do determinismo da nossa natureza e creio vai entender melhor.

      Excluir
  15. se fosse da má sorte essa mariposa aqui em casa já tinha morrido td mundo por que eu já matei umas 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita gente ignorante! Deixem o bicho em paz. Quanta besteira eu li até agora!

      Excluir
  16. Tem uma aqui na sala agora, to trancado no quarto, qnd vi me deu uma intuição e comecei a orar na hora, pois uma vez vi uma e uma pessoa próxima faleceu logo depois, enfim, vai saber o q realmente significa, se é q realmente significa alguma coisa... Kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Nenhuma ferramenta forjada contra ti prosperará
    É toda língua que se levantar contra ti,tu a condenará.

    ResponderExcluir
  18. ..."quem tem mais azar, o humano que viu um animal que só quer calor e foi atraído pela luz ou a mariposa que entrou na casa de um ignorante?"

    E nós é que somos os racionais da história...

    ResponderExcluir
  19. Olha, sinto muito, mas acho que tem correlação com morte, sim: comigo já ocorreu por duas vezes. Meu avô faleceu dois dias após a visita da mariposa negra em minha casa (e não moro com ele). E na segunda vez, minha gata estava doente e recebi a visita da borboleta bruxa novamente. Correndo expulsei ela. No dia seguinte, varias maripozinhas pequenas entraram e ficaram em torno da cabeça da gata. No fim da semana a gata morreu.... acredito desse mau agouro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  20. Amigos! Vão orar...deixem os animais viverem em paz...isso tudo é um absurdo. Parabéns Blanc! Li isso em algum lugar. Quem pensa que se trata de agouro é mesmo ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Manda esse povo ignorante estudar! Quanta besteira!!!

      Excluir
  21. Acredito que seja verdade sim, pois cinco dias antes do meu irmão morrer, eu estava com ele no quarto da minha, e não tinha luz forte pois o interruptor de luz tinha queimado, então no quarto só tinha duas velas acesas e derrepente aparece uma borboleta preta enorme. Eu na hora que a vi sobrevoar no quarto que estava com ele fiquei com um pressentimento muito ruim.

    ResponderExcluir
  22. Eu moro há 10 anos no mesmo apartamento. Nunca tinha entrado uma dessas em casa. Até o dia que entrou uma e ficou um bom tempo parada na parede da cozinha...10 dias depois meu pai falceu.

    ResponderExcluir
  23. Na minha casa era contínuo o aparecimento dessas bruxas...sempre na porta da entrada ou garagem...eu sentia algo ruim e meu marido morreu, essa noite chegando da missa de formatura de minha filha tinha uma enorme no hall do elevador e veio contra minha filha e sobrevoou sua cabeça, ela deu um grito...eu corri abri a porta e entramos, peguei o sal grosso e joguei em cima dela , ela voou pra longe, pensei ter ido embora... após horas fui na cozinha e ela estava lá no basculante da área de serviço... aí pus inseticida e fechei a porta e fui dormir...ela batia muito no vidro... às 6h acordei fui olhar, ela tava lá ainda se mexendo no chão, então pus mais sal grosso fiz umas orações, pedindo que fosse anulado e voltasse de onde veio aquele mal...e joguei pela sacada...que Deus tenha cortado esse mal... tá amarrado!

    ResponderExcluir
  24. isso é tudo psiquismo,não passa de superstição,voces acreditam tanto nisso que acaba acontecendo,ou voces viram a mariposa e por algum motivo infeliz um parente morreu,aí relacionam isso ao pobre animalzinho que só busca abrigo e refúgio.O engraçado é que milhares de pessoas morrem pelo mundo,não que seja engraçado as pessoas morrerem,mas pessoas morrem sempre,sera que tem relação com a mariposa,ou são apenas pessoas ignorantes e supersticiosas procurando sinais que não existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o infame falso padrão, tal como a ciência moderna diz.

      Excluir
  25. Não acreditava muito nessas coisas, mas Apareceu na minha casa, tempos depois minha irmã fez uma viagem, senti algo ruim sobre essa viagem, dias depois tive um sonho com ela e uma serpente negra assustadora e grande, horas depois recebi a noticia da sua morte

    ResponderExcluir
  26. Apareceu uma aqui agora,mdo lendo esses comentarios

    ResponderExcluir
  27. parem de ser ignorantes!! é apenas um ser qualquer vindo da natureza como qualquer outro.. não faz mal algum, do mesmo jeito que AINDA EXISTE pessoa ignorante e supersticiosa como vocês...é o mesmo caso de gato preto...eles não dão azar, são só animais da natureza deixem de maldade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sim mas n adianta matalas elas Vieram avisar de qualquer forma

      Excluir
    2. A maldade vem do cérebro enganador q prefere só crer no negativo.

      Excluir
  28. Tem uma aqui em casa não sei o que fazer não sei se é azar ou morte

    ResponderExcluir
  29. Apareceu uma aqui em casa preta tbm não me senti bem quando vi,meu marido pegou ela com uma sacola e jogou pela sacada mais ela voltou pra nossa casa no telhado,Deus tenha misericórdia se for algo ruim em nome de Jesus tá quebrado amém

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. oje apareceu uma borborleta escura na minha cosinha deu uma eplorada na cozinha e pousou na minha geladeira e asouprei ela e saiu para fora mas eu acredido en tudo so penso em deus ele nos protegera

    ResponderExcluir
  32. Boa noite ! Obrigado por compartilharem comigo suas experiência sobre este assunto ,não sei como lidar com isso ontem dia 09/05/2019 tive mais uma perda , sem dizer as outras que ocorreram deste que tive a coragem de me expressar sobre o assunto por aqui ,isso foi no dia 28 de novembro de 2015.Ainda tenho recebido as borboletas e como sempre recebo a noticia de falecimento isso lógico pessoas ligado a mim....As vezes acho que vou ficar doido com está situação....

    ResponderExcluir
  33. É só um bichinho da natureza, quer luz.nada ver com tudo isso que falaram,parem de se impressionarem ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um certo fanatismo faz o cérebro associar coisas d firma absurda, é uma especie de loucura mto comum. É o preço q se paga por preferir crer q coincidência não existe.

      Excluir
  34. No dia seguinte da morte do meu cachorro de 17 anos uma mariposa apareceu na minha sala, ficou por 2 dias. Tenho telas nas janelas, é bem difícil entrar. Eu estava sofrendo muito pela perda e quando de repente fui buscar o significado da mariposa e associei ao meu cão foi muito emocionante. Aceitei que ele havia se transformado e afirmei com toda força o amor que guardo da nossa história. Foi nossa despedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na minha casa ja aconteceu duas vezes após o falecimento da minha avó materna e agora essa semana ela apareceu após o falecimento da minha mãe,ela ficou dois dias por aqui,o primeiro dia apareceu na cozinha e no dia seguinte tava na garagem e depois foi embora .

      Excluir
    2. Esse amor e essa emoção sim são reais. Aceite a morte. Pense assim: o difícil mesmo seria aceitar o cachorro morrer novinho ou assassinado, ou virando seu inimigo. Não foi nada disso. O amor vem pra durar durante a vida q não é pra durar sempre. Truste mesmo é ser traído, abandonado, desamparado. Seu cachorro sempre foi amigável. Talvez só precise d uma foto dele com vc pra enfeite na sala, e outro cão para substitui-lo. Eu achava q não era do tipo q superaria a perda de um cão companheiro e leal. Superei pq hoje sei q não dá pra viver com um cachorro leal sem aceitar q ele pode morrer mesmo cedo. Se morrer, arrumo outro, ou espero aparecer um vira-lata abandonado chamando atenção. Isso já aconteceu comigo algumas vezes. Uma vez numa noite estava deprimido, sentado na beira duma calçada, e um cão preto apareceu do nada e me consolou. Foi estranho, ele pareceu sentir q fui vítima d uma bruxa (mulher, não mariposa).

      Excluir
  35. Essa mariposa, quando entrar na sua casa vai fazer vc lembrar da graça de Deus na sua vida.. e vc vai perceber que ela não faz mal algum.
    Muito pelo contrário..
    Quem faz mal são pessoas ignorantes..
    Deus é Amor.
    Deixa a mariposa ir embora e vai ler a Bíblia... Amém 😍🙌

    ResponderExcluir
  36. Apareceu hj uma aqui, nem sabia que tinha borboleta da morte minha mae que falou q era uma borboleta da morte, eu espantei ela e ela saiu. Agora eu to com medo de alguem Morrer.

    ResponderExcluir
  37. Falando em sexo e relacionamento amoroso entre as pessoas, são justo as pessoas os animais mais perigosos! Seja outro desajuizado que ousa vacilar bem feio com a pessoa errada, esquecendo que de fato pessoas tem imperfeições diferentes, e correrá o sério risco de acabar espancado ou até morto. É estranho, mas tem muita gente por aí que morre de medo de mariposa, de coruja, gato preto e supostas magias negras, e morrendo por não morrer de medo de ser tão falsa, safada e sem vergonha, e duvidar do que uma pessoa vítima da síndrome do coração partido é capaz de fazer. O Brasil, o país do carnaval, da bagunça e da corrupção, está cheio disso.

    ResponderExcluir
  38. Já pensei no peso do saco de sal grosso q teria q comprar pra não morrer a família toda... Gente... superstição é q é coisa de Satanás - o mestre da mentira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância Ecológica das Baratas

Olhos de Insetos