A Mariposa da Morte

A mariposa Ascalapha odorata é associada á morte na cultura de muitos países. Em outros, é símbolo de má sorte. No Brasil é chamada de "bruxa". O fato é que o referido inseto carrega este estigma devido ao nome científico que recebeu.

Nada mais apropriado do que o dia de Halloween para falarmos sobre a mariposa da morte. Os antigos diziam que se a mariposa da espécie Ascalapha odorata entrar em sua casa é sinal de má sorte. Também conhecida como "mariposa-bruxa", este inseto da família noctuidae é temido em toda a América, pois sua presença é associada à morte desde antes do aparecimento de Colombo.
No Brasil, é conhecida simplesmente por ‘bruxa’. Nos EUA, é a ‘black witch’ (bruxa preta), no México é a ‘mariposa de la muerte’ (mariposa da morte) e o ‘duppy bat’ (morcego fantasma) na Jamaica.
Em várias culturas americanas, se uma borboleta entra em casa, é um sinal de boa sorte, mas se é uma mariposa grande e escura com manchas e linhas mais claras, o mau agouro está naquele lugar. A bruxa seria o portador da mensagem. Muitas vezes, sua visita é o prenúncio de uma morte.
Em algumas culturas, a associação com a ‘A. odorata’ é mais feliz. Depois de alguém ter morrido, a visita da mariposa seria a alma da pessoa vindo dar adeus.
Lineu descreveu a espécie em 1758 sem associá-la ao azar. Ele a chamou de ‘Phalaena odorata’, isto é, ‘falena de cheiro’, por causa do odor que o inseto produz. Em 1808, o entomólogo alemão Jacob Hübner passou a espécie para um gênero próprio, o ‘Ascalapha’ (pronuncia-se /ascálafa/).
Hübner já sabia de sua fama mortal e no seu nome fez uma referência a Ascálafo, personagem da mitologia grega. Ascálafo é um demônio horticultor do Mundo dos Mortos (o Submundo, o Inferno), onde trabalha para Hades.
Tanto na taxonomia como na cultura popular, a pobre ‘Ascalapha odorata’ acabou associada à morte. Muitas crendices dizem que, ao ver uma bruxa em sua casa, deve-se matá-la sem tocá-la e queimá-la com álcool e sal grosso para evitar o mau agouro.
Pobre mariposa... Uma tradição tão ampla e tão antiga, fica difícil desmitificar. Tal como o gato preto, vem sofrendo por conta de crendices humanas. Pense, no entanto, agora: quem tem mais azar, o humano que viu um animal que só quer calor e foi atraído pela luz ou a mariposa que entrou na casa de um ignorante?
Mas a ciência é assim mesmo, cheia de mitos, fantasias e tabus. Por falar nisso, estou lançando o meu novo livro digital chamado A Culpa é da Evolução no qual abordo aspectos interessantes do comportamento sexual do ser humano sob o ponto de vista da biologia evolutiva. Quem quiser compreender mais sobre esse tema complexo que é a questão dos relacionamentos amorosos na espécie humana, não pode deixar de ler esse livro.
Para saber mais sobre livros digitais, acesse http://profjabiorritmo.blogspot.com.br/…/na-era-do-livro-di…
Para comprar o livro pelo preço promocional de R$ 4,99, acesse a página de vendas da Livraria Saraiva em http://saraiva.com.br/a-culpa-e-da-evolucao-9102900.html

Fonte: Nomes Científicos

Comentários

  1. Mais uma vez, torna se o Ser Humano, o ser irracional.

    ResponderExcluir
  2. TEm uma aqui do lado... quase me matou de susto hoje saindo de trás de uma sacola em um quarto fechado duas horas depois de eu ter sido assaltada e naõ terem levado nada..... acho que estou mais para a teoria do falecido que veio se despedir (e de quebra deu uma protegida no assalto...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem geralmente eu tenho visita dessas borboletas diariamente e descobri que isso é devida a minha médiunidade...E não é mal agouro não mas realmente assusta mesmo rs

      Excluir
  3. Entram aqui em casa quase todos os dias. Pequenas ou médias. Deixo elas em paz. Só me incomodam quando pousam em meu rosto na hora em que estou dormindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça tenho medo e uma mijo em mim fiquei apavorada comecei a orar

      Excluir
  4. Bom dia! Tenho convivido boa parte da minha vida com a visita destas borboletas escuras e percebi que sempre que aparece ,logo do decorrer de alguns dias recebe a noticia que alguém faleceu.Foi assim com a tia da minha esposa .E diversas outras pessoa próxima a mim.Queria saber se alguém tem convive com isto e como lida com está situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb aconteceu comigo o mesmo.
      Morava com minha avó é essa borboleta entrou no apto. Em poucos dias veio a notícia do falecimento do irmão dela.
      Aqui no meu apto, no décimo andar, eu recebi 3 borboletas... Tive tb na mesma época pesadelos... Por coincidência ou não, meu marido na mesma época desejou sair de casa e fui morar em outro apto. Desde então, venho orando, jejuando e declarando que Deus reina em mim, em minha família e em meu lar. A energia passou a ser muito positiva. E vivemos em paz.

      Excluir
    2. Eu achei que essas coisas só aconteciam comigo e que eu estava ficando louca ou era uma espécie de pessoas "paranormal",eu convivo com isso desde muito criança e isso não é legal pra uma criança entender,sempre que via elas (borboletas sempre de tons escuros)já sabia que alguém ia morrer e isso me perturbava muito pois eu queria tentar fazer algo para que tal evento não acontecesse...não passava de mais de 3 dias pra alguém falecer e se eu contasse o evento não acontecia e sim ocorria algo com alguém mais próximo ou algo pior.Até que nesse ano de 2017 me lembrei disso pq faz um bastante tempo que não convivo mais com isso e mds isso realmente é real.

      Excluir
    3. Sandro, comigo já ocorreu o mesmo, por duas vezes. Meu avô faleceu dois dias após a visita da bruxa em minha casa (e não moro com ele). E na segunda vez, minha gata estava doente e recebi a visita da borboleta bruxa novamente e expulsei ela. No dia seguinte, varias maripozinhas pequenas entraram e ficaram em torno da cabeça da gata. No fim a semana a gata morreu.

      Excluir
    4. Olá pessoal, comigo já aconteceu 2x, uma borboleta grande e preta entrou na minha casa e poucos dias depois um familiar morreu, na segunda vez que ela apareceu eu a tirei de casa e ela retornou mostrei pra minha família e contei o significado dela, eles ficaram assustados e acreditaram no mal presságio, poucos dias depois outro familiar morreu. Ontem entrou uma grande e marrom não sei se essa pela cor veio trazer presságio de morte ou de azar, acredito que pela cor deve ser azar e não morte!!! Veremos.

      Excluir
  5. Mariposas , quese nunca as vejo. Mas , as vezes aparecem bastante aqui dentro de casa , bem pequenas , mas aparecem. Porém , moscas , nossa! Elas me perseguem , elas pousam em mim até o momento em que eu acabei de tomar banho. Não precisa ninguém me falar que moscas são insetos que represetam algo ruim. Pois , todos sabemos que a mosca está sempre junto a carne , com a morte. Tenho medo de mosca. Se alguém puder me indicar um site que fale sobre este fato eu agradecerei.

    ResponderExcluir
  6. Hoje me deparei com uma imensa e negra na porta do meu quarto,tomei um susto,eu sempre tive repulsa desses animais desde que eu era pequeno,não me lembro de se associar com o falecimento de alguém próximo,creio que a má impressão se de ao fato do nome (bruxa) e sua aparência negra e o seu tamanho maior do que umax borboleta comum.

    ResponderExcluir
  7. Na minha casa aparecem seguidamente, sinto sempre uma energia positiva quando as vejo, parece que me dizem algo....Não reparei se morre alguém próximo nos aparecimentos, vou cuidar. De qualquer modo, se me mudar não creio que meus conhecidos e eu mesmo passemos a viver eternamente..... Curiosidade é que meu filho está botando uma cervejaria artesanal no porão da casa e escolheu o nome de ...La Bruxa....hehe....Acho que minha casa é uma casa de bruxos......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borboletas bruxa são ligadas à pessoas de médiunidade principalmente do sexo feminino que carrega alguma entidade ou guia espiritual com ela. E um inseto amigável rs

      Excluir
  8. Toda vez que vejo essa bruxa algo de negativo ocorre. Agora quando as vejo, pouquissimas vezes, começo a orar e pedir proteção. Deu certo nas ultimas vezes. Também fico ligado nos próximos dias... Sai de mim coisa ruim...

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que vejo essa bruxa algo de negativo ocorre. Agora quando as vejo, pouquissimas vezes, começo a orar e pedir proteção. Deu certo nas ultimas vezes. Também fico ligado nos próximos dias... Sai de mim coisa ruim...

    ResponderExcluir
  10. Uma dessas bruxas acabo de entrar no meu quarto, ela tá na cortina bem assim da minha cama, oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore. Peça p a energia negativa sair de sua casa e peça proteção p vc é sua família.

      Excluir
  11. Uia, eu tbm. acabo de acordar com o som de suas asas e suas trombadas nas paredes do meu quarto. Tirou meu sono!! Mas sem maldade abri a janela e fui tentar espanta-la para fora com uma vassoura. Acho que a matei, tadinha, que caida ao chão joguei um pano em cima e a levei para fora. Acho que estava morta, tainha !! A intenção não foi essa, apena solta-la ao mundo ...

    ResponderExcluir
  12. Apareceu uma no espelho da sala de jantar, mas é pequena. Justo hoje que fiz oração forte pra afastar o peso no corpo e agir! Depois de 1 semana me sentindo doente.

    ResponderExcluir
  13. Apareceu uma hoje aqui em casa, ficou o dia inteirinho aqui, da hora q fui pra escola (7hrs) até agr (21hrs), minha vó viu e disse q era uma bruxa q era pra botar ela pra fora, coloquei-a num pote e fechei, e taquei alcool e sal grosso... ela ficou se batendo mt, deu muita pena, mas......

    ResponderExcluir
  14. Apareceu uma em casa. Ficou durante hrs e aí morreu sem ninguém toca-la :( estranho ne..

    ResponderExcluir
  15. se fosse da má sorte essa mariposa aqui em casa já tinha morrido td mundo por que eu já matei umas 10

    ResponderExcluir
  16. Tem uma aqui na sala agora, to trancado no quarto, qnd vi me deu uma intuição e comecei a orar na hora, pois uma vez vi uma e uma pessoa próxima faleceu logo depois, enfim, vai saber o q realmente significa, se é q realmente significa alguma coisa... Kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Nenhuma ferramenta forjada contra ti prosperará
    É toda língua que se levantar contra ti,tu a condenará.

    ResponderExcluir
  18. ..."quem tem mais azar, o humano que viu um animal que só quer calor e foi atraído pela luz ou a mariposa que entrou na casa de um ignorante?"

    E nós é que somos os racionais da história...

    ResponderExcluir
  19. Olha, sinto muito, mas acho que tem correlação com morte, sim: comigo já ocorreu por duas vezes. Meu avô faleceu dois dias após a visita da mariposa negra em minha casa (e não moro com ele). E na segunda vez, minha gata estava doente e recebi a visita da borboleta bruxa novamente. Correndo expulsei ela. No dia seguinte, varias maripozinhas pequenas entraram e ficaram em torno da cabeça da gata. No fim da semana a gata morreu.... acredito desse mau agouro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  20. Amigos! Vão orar...deixem os animais viverem em paz...isso tudo é um absurdo. Parabéns Blanc! Li isso em algum lugar. Quem pensa que se trata de agouro é mesmo ignorante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia Indígena

A Importância Ecológica das Baratas