Sobre o Biorritmo



O blogue Biorritmo foi criado em 18 de abril de 2009 com o propósito de se tornar o melhor canal de divulgação da profissão de biólogo na web. Focado nas principais áreas de atuação do biólogo - a saber: pesquisa, saúde, ensino e meio ambiente - o Biorritmo tem conseguido, além de cumprir sua meta junto aos profissionais biólogos, conquistar o público leigo a partir de suas postagens interessantes, atuais, interdisciplinares e contextualizadas. 
Com a adoção do lema "ciência e consciência no ritmo da vida", desde o início da sua criação o Biorritmo tem procurado o caminho da interdisciplinaridade e da visão holística da ciência em suas postagens, reconhecendo a importância desse tipo de abordagem na formação da sociedade contemporânea. Esforçando-se para não divulgar pseudociência e evitando postar sensacionalismo e bizarrices, o blogue tem  se afirmado como um canal confiável de divulgação científica e de campanhas voltadas para o bom exercício da cidadania e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. (ver Campanhas).
Por cinco anos consecutivos, o Biorritmo ficou entre os 100 melhores blogues nas categoria saúde e educação do concurso Top Blog, um dos mais importantes do país. Quando completou seis anos de existência em abril de 2014, este blogue já contava com mais de 1.000 postagens publicadas e cerca de 620 mil visualizações de páginas, atestando a qualidade de suas publicações.
O trabalho incessante de busca na internet e em outras fontes por material de qualidade para a elaboração das postagens do blogue resultou na  publicação do livro digital A Genética e a Ancestralidade do Brasileiro, de minha autoria, à venda na Livraria Saraiva (saiba aqui como comprar). O lançamento desse livro é uma prova de que o blogue está aí para dar muitos frutos.
Conforme já mencionei, um dos principais objetivos da criação do Biorritmo é promover a carreira de biólogo, difundindo-a em todos os setores da sociedade com o intuito de valorizá-la. É triste constatar que atualmente há outros profissionais como engenheiros agrônomos, florestais, médicos, veterinários, etc, atuando na área de biólogos. Apesar de muitos cursos superiores não estarem adaptados para inserir o biólogo nas áreas ocupadas por esses profissionais, mesmo assim fica o desafio de incrementar a participação do biólogo no mercado de trabalho e a valorização dessa carreira tão importante no enfrentamento dos desafios de nossa sociedade atual. Na guia Cursos, Eventos e Oportunidades você encontra algumas dicas para alavancar sua carreira e se estabelecer no mercado de trabalho.(Ver Cursos, Eventos e Oportunidades)
Na página principal do Biorritmo você encontra um link na forma de uma gravura representando um passarinho usando um computador portátil. Ao clicar nesse desenho, você será direcionado para a minha página no twitter (http://twitter.com/profjabiorritmo) onde ficará sabendo das informações científicas do momento, além de outras novidades. 
O blogue também está presente no Facebook postando conteúdos diversificados e adicionando links de pessoas interessadas em curtir e compartilhar informação científica de qualidade e  manter uma rede social de amigos ligados no universo das ciências biológicas. Acesse a página do Biorritmo no Facebook e faça parte desse grupo. (http://www.facebook.com/biorritmo.ja)
Recentemente, criei uma página no Facebook chamada "Futuros Biólogos" a qual se destina  a dar visibilidade aos projetos voltados para a iniciação científica de crianças, adolescentes e jovens das instituições públicas de ensino, despertando nas novas gerações o gosto e a vocação para a pesquisa no campo das ciências biológicas e capacitando-os para a busca de soluções para os problemas da atualidade. Acesse Futuros Biólogos  no Facebook e curta esta página.
O blogue ainda dá espaço para divulgar conteúdos de outros sítios e blogues em sua seção intitulada Biologando, na qual blogueiros e pessoas interessadas em difundir conteúdo científico possam publicar suas matérias (ver Biologando).
Por fim, quero dizer que, atualmente, o Biorritmo pretende ser um espaço voltado para biólogos, estudantes, professores, jornalistas, formadores de opinião, pesquisadores em geral, intelectuais de diversas áreas, etc, discutirem questões pertinentes ao universo da ciência da vida em todos os seus aspectos. Sempre que possível, deixe seu comentário, sua crítica, sua sugestão, no local próprio do blogue ou  me mande um e-mail. Ficarei lisonjeado em receber a sua colaboração para  a melhoria desse veículo de comunicação. Se preferir tornar-se um seguidor, melhor ainda.  

Obrigado por prestigiar o Biorritmo. Seja bem-vindo ao ritmo da vida!
Sinceramente,
Prof. José Antônio Dias
Entre em contato comigo pelo e-mail
joseantoniodias@live.com
No Twitter: @profjabiorritmo

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia