O Essencial sobre os Perfumes


Os perfumes têm sido parte da vida civilizada há vários séculos, tanto para homens como para mulheres. Todos nós temos preferências por determinados aromas, os quais podem nos mudar o humor ou suscitar emoções. A fragrância de um perfume é um complexo sistema de substâncias originalmente extraídas de algumas plantas tropicais ou de alguns animais selvagens.. Recentemente, o perigo de extinção de certas espécies vegetais e a busca de novas essências, inclusive de menor custo, conduziu a química dos perfumes aos laboratórios, onde são criados os produtos sintéticos que têm substituído paulatinamente os aromas naturais.
O ano de 1990 representou o auge no comércio do óleo de almíscar -uma fragrância animal conhecida como "musk" e obtida a partir do veado almiscareiro -quando cerca de 1.400kg do óleo foram coletados, causando a morte de 50 mil animais. Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar é limitado a 300 kg por ano, o que representa ainda a morte para alguns milhares de veados almiscareiros. Em relação as flores, são necessárias cinco toneladas de rosas para se obter 1 kg de óleo essencial. Para se obter 1 kg de óleo essencial de jasmim são requeridas cerca de 8 milhões de flores. O óleo natural de jasmim natural chega a custar cerca de 5 mil reais por quilograma. A mesma quantidade de fragrância artificial custa cerca de 5 reais.
A paixão pelos perfumes alcançou seu auge nas cortes francesas do século XVIII, quando Luís XV decretou que para cada dia da semana deveria haver uma fragrância diferente na corte. Mas, célebre mesmo é a carta que Napoleão escreveu a Josefina dois meses antes de retornar: "Pare de tomar banho! Estou voltando!"(Eca!)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia