Especialistas Desmentem E-mails Sobre a Gripe Suína

Diversos e-mails têm circulado na internet trazendo informações falsas sobre a gripe suína e espalhando pânico entre os internautas. Médicos especialistas dizem que parte do conteúdo não condiz com a verdade. Um dos e-mails fala que a vacina contra a doença é assassina e seria uma forma de genocídio em massa do planeta. O autor do texto confunde a imunização com o remédio Tamiflu. A mensagem diz que ele seria fatal por conter duas substâncias que chama de "altamente tóxicas": o mercúrio e o óleo de esqualeno. De acordo com os especialistas, os dois componentes são confiáveis e utilizados em outras vacinas.
Outro e-mail apócrifo è sobre a utilização da erva-doce para tratamento da doença no lugar do Tamiflu. A mensagem começa com uma informação verdadeira: que o medicamento contêm um princípio ativo retirado da especiaria chamada de "anis estrelado", encontrado na China. Entretanto, em seguida fala que, como é difícil achar a substância no Brasil, seria possível usar erva-doce, que teria o mesmo princípio ativo, o que é falso.
Outra mensagem falsa diz que os médicos de Curitiba (Paraná) não sabem o que fazer depois que 12 colegas morreram de gripe suína. No entanto, não há registro de nenhuma morte dos profissionais de saúde.
Estas informações saíram na edição do Jornal Destak do dia 20 de agosto e julguei importante publicá-las aqui pelo fato de que nestes tempos de pandemia o que mais surge são mensagens alarmistas na rede. Antes de nos apavorar com esta enxurrada de "teorias da conspiração" ou com os inúmeros vídeos que circulam na internet sobre a origem e a progressão da gripe suína, devemos nos indagar se as fontes (quando mencionadas) são confiáveis. Por se tratar de uma doença nova, a Influenza A (H1N1) possui certas peculiaridades que ainda não foram devidamente estudadas. Portanto, a melhor postura a se adotar no momento é evitar repassar informações mal fundamentadas ou sem nenhum embasamento científico para não aumentar ainda mais o pânico que esta nova gripe por si só já vem causando na população mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia