Os Homens Que Se Cuidem

Geralmente se procura veicular mais notícias falando sobre a saúde da mulher do que a dos homens. No entanto,é importante lembrar que diversas doenças masculinas merecem cuidado e que a prevenção é sempre o melhor remédio. Com objetivo de melhorar a saúde dos homens, promover a igualdade dos gêneros e destacar os papéis positivos do sexo criou-se o dia internacional do homem. No Brasil ele é comemorado no dia 15 de Julho e durante este dia surgem diversos eventos a fim de, estimular os homens a cuidar da saúde e incentivá-los ao hábito de visitar o médico desde a infância até a maturidade.

Segue uma lista de problemas clínicos que acometem os homens com mais de 40 anos e que podem ser facilmente detectadas através de exames periódicos:

- Testosterona, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue)

- Prolactina

- FSH e LH (relacionados à saúde dos testículos)

- PSA (detecção de câncer de próstata)

- Hemograma

- Avaliação prostática (toque retal)

- Medição da pressão arterial

- Glicemia (diagnóstico do diabetes)

- Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecta dislipidemia)

Além da prevenção é importante ressaltar que manter um estilo de vida saudável também colabora para melhorar a saúde e a qualidade de vida do homem, em todas as idades. Por isso, é importante:

- Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de fitoestrogênios (brócolis, espinafre, repolho, couve flor, feijão, soja e abóbora), licopeno (tomate, goiaba e melancia), selênio (castanha do Pará) e ácidos graxos não saturados (azeite de oliva), que atuam positivamente na saúde da próstata

- Reduzir quantidade de gordura na dieta, principalmente gordura animal

- Manter o peso na medida certa

- Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente

- Não fumar

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia