Uso Incorreto, Efeito Perigoso

Para ingerir medicamentos com maior facilidade, muitas pessoas têm o hábito de triturar ou partir o comprimido ao meio. A prática, no entanto, pode alterar a maneira como o organismo absorve o medicamento e a droga pode ter a sua dosagem alterada. Esmagar o comprimido ou abrir as cápsulas é um dos principais erros. Isso porque alguns remédios são feitos para agir lentamente, mas, quando são triturados, o organismo absorve tudo de uma vez, o que pode causar intoxicação.
Partir o medicamento ao meio também não é indicado. Muitos especialistas acreditam que os princípios ativos do remédio não estejam igualmente distribuídos por todo o comprimido, o que pode também causar a absorção incorreta da droga pelo organismo.
Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), os remédios são a principal causa de intoxicação nos centros de farmacovigilância em todo o Brasil. Assim, caso seja difícil ingerir o remédio inteiro, o mais indicado é substituir a apresentação de um comprimido por uma forma líquida, com a orientação do médico.
Alguns remédios podem interagir de maneira negativa com outros medicamentos ou tipos de bebida. Os antibióticos, por exemplo, têm seus efeitos reduzidos se forem ingeridos com leite. Tomar remédios em gotas misturados a bebidas com sabor também pode diminuir o potencial terapêutico do medicamento. Da mesma forma, ingerir medicamentos com refrigerantes ou suco prejudica a absorção de substâncias.
Já os anticoncepcionais combinados com antifúngicos ou antibióticos, podem perder o seu efeito e as chances de gravidez aumentam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia