Profissão: Biólogo


Hoje, dia 3 de setembro comemora-se o dia do biólogo. Quero parabenizar a todos que, assim como eu, escolheram esta profissão tão versátil e cheia de desafios. O biólogo é o profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer.
Biólogos podem dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação do biólogo. Mesmo assim, muitas vezes os biólogos têm dificuldades em ingressar no mercado de trabalho nessas áreas, pois muitas delas não são excluisivas da profissão. Isso se deve ao fato de que a profissão de biólogo, bem como a de biomédico, sua profissão irmã, foi regulamentada pela lei 6.684 de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há relativamente pouco tempo, e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos, farmacêuticos. Convém lembrar aqui que os professores de biologia, portadores de de diploma universitário, também são biólogos que exercem a função de educador.
O biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área de Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na Medicina, no controle de praga, Biotecnologia e na preservação ambiental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Tecnologia Indígena

Sensibilidade e Especificidade