Recuperação de Áreas Degradadas


Um dos maiores desafios da ecologia atualmente é recuperar áreas degradadas,visto que o processo de destruição dos habitats avança a passos largos.Embora existam técnicas e procedimentos adequados para este fim, a recuperação de ecossistema degradados parece ser um propósito da natureza, uma vez que ela mesma se encarrega deste fato. O internacionalmente conhecido biólogo Edward O. Wilson, professor de biologia evolucionista e curador de entomologia do Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard e autor do livro "Sociobiology" escreve sobre isso em seu livro "Diversidade da Vida" de 1992:
"Mesmo num sistema em declínio a vida continua, e pode parecer superficialmente a mesma. Sempre há espécies capazes de recolonizar uma área depauperada e aproveitar recursos estagnados, por mais canhestramente que isso seja feito. Dado tempo suficiente, uma nova combinação de espécies- fauna e flora reconstituídas - irá retomar o habitat de uma maneira que transporte energia e materiais de forma um pouco mais eficiente. A atmosfera gerada por essas espécies e a composição do solo que enriquecem serão semelhantes àquelas encontradas em habitats comparáveis em outras partes do mundo, uma vez que que as espécies estarão adaptadas para penetrar e revigorar justamente tais sistemas degenerados- e o fazem porque obtêm mais energia e materiais, e porque deixam uma prole maior. mas o poder restaurativo da fauna e da flora do mundo como um todo depende da existência de espécies suficientes para desempenhar este papel especial. E também elas podem cair nas "zonas de perigo" das espécies ameaçadas de extinção.
A diversidade biológica - "biodiversidade", como se diz hoje em dia - é a chave da preservação do mundo como conhecemos. A vida num local assolado por uma tempestade passageira logo se recupera porque ainda existe bastante diversidade. Espécies oportunistas que evoluíram justamente para tais ocasiões correm para preencher os espaços vazios, dando início a uma sucessão que acabará por retornar a algo semelhante ao estado original do meio ambiente."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia