A Conspiração da Gripe Suína

Uma série de e-mails  tem circulado na internet dizendo que a vacina contra a gripe suína é perigosa e contém substâncias tóxicas. Ontem (17/03/2010), o Ministério da ´Saúde negou as informações. "A vacina é eficaz, segura e protege a população. E-mails irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas", disse o órgão em nota.
Sob o título de "A Conspiração da Gripe Suína " o diretor editorial do Jornal Destak, Fábio Santos comenta este tipo de comportamento na edição de hoje (18/03/2010). Leia um trecho de sua coluna:
"Recebi um e-mail alertando a não tomar a vacina contra a gripe suína, pois ela faria parte de uma conspiração contra 'toda a Humanidade'. Assim mesmo, com h maiúsculo, para não deixar dúvidas. O objetivo? Nada menos do que matar todas as pessoas que tomarem a vacina.
Misturando fatos reais distorcidos e mencionando personagens controversos e desacreditados, o e-mail acusa a OMS (Organização Mundial de Saúde) de causar pânico para convencer as pessoas a tomar a vacina. 'O que a OMS e a Nova Ordem MUndial desejam é um extermínio em massa da população mundial' diz o texto (de novo, em maiúsculas).
A coisa toda seria de morrer de rir se não tratasse de desinformação grave que pode comprometer a saúde das pessoas. O pior é que tem muita gente acreditando na salegações absurdas de e-mails como esse, o que forçou o Ministério da Saúde a reafirmar: a vacina é segura e deve ser tomada por todos que pertencem aos grupos de risco. 
Alguma confusão se instarou porque as pessoas adoram uma teoria da conspiração (...). É uma inclinação nutrida pela sensação de que somos pequenos diante dos poderosos do mundo e pela desconfiança que a maioria tem em relação a tudo que pareça grande e muito influente.
É um sentimento saudável porque, afinal, conspirações existem mesmo (...). Um bom método para saber se uma teoria conspiratória não é completamente maluca é considerar os seus objetivos. Se for claro  e mensurável, como montar um cartel, há boa chance de estarmos diante de algo real. Outro indicador é o número de atores envolvidos. Se forem só uns poucos, melhor ficar atento."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia