A Ditadura do Orgasmo Feminino


O médico Gerson Lopes afirma que as mulheres vivem “um regime ditatorial” com relação ao sexo e desempenho na cama


A mulher contemporânea usufrui de sua liberdade sexual, aproveita o direito ao prazer e conhece melhor o próprio corpo. Com a queda de barreiras morais e o advento da pílula anticoncepcional, o sexo erótico ganhou força na vida delas, a ponto de incitar uma busca incessante pelo orgasmo, que agora tem que ser "múltiplo".
O novo momento é marcado por uma grande cobrança pelo gozo e performance na cama, segundo o ginecologista Gerson Lopes, presidente da Comissão Nacional de Sexologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Com isso, a satisfação sexual estaria mais associada ao resultado do que com a entrega, e assim o "fim da festa" ganha mais atenção que a experiência completa.
Diz Gerson Lopes:  "É como se fosse um regime ditatorial em relação ao orgasmo. O direito ao gozo não pode ser substituído pela obrigação de tê-lo. Presa nessa ditadura, a mulher não se solta no processo do brincar e o foco está no resultado (orgasmo) e não no durante. Presa ao 'fim' ela não curte adequadamente o 'meio', comprometendo o envolvimento afetivo e sexual com o parceiro.
Claro que toda relação tem que ser prazerosa, mas não obrigatoriamente orgástica. Existem outros prazeres como olhar, ouvir, tocar, relaxar... Toda mulher deve sim tentar ter orgasmo, mas a satisfação sexual e a felicidade não têm necessariamente a ver com o orgasmo. A pressão de ter o orgasmo dificulta ainda mais a experiência orgástica".
Gerson Lopes afirma que na sua clínica chegam mulheres que têm orgasmo, mas não sabem. "Isso acontece porque elas possuem expectativas irreais", diz. A literatura diz que aproximadamente 20% das mulheres têm orgasmos e não sabem.
O mundo moderno é um mundo de resultados e a visão do orgasmo pelas mulheres é o reflexo disso.
Erroneamente muitos homens se responsabilizam pelo orgasmo da mulher. A pergunta cretina “você chegou?“ não traduz uma preocupação com ela e sim uma forma de autoavaliação. Ela chegando, significa para ele que desempenhou bem seu papel. Diante disso, o caminho para muitas mulheres é fingir o orgasmo para agradá-lo. Mas ninguém dá orgasmo a ninguém, ele simplesmente acontece. O homem pode apenas facilitar ou dificultar.
Gerson Lopes acrescenta: "Infelizmente as mulheres estão tão competitivas em relação ao sexo como os homens e também acabam mentindo tanto quanto eles. Sexualidade não é qualidade de pessoas e sim de envolvimento entre pessoas.
O caminho para uma vida sexual satisfatória está mais no conhecimento do próprio corpo que na cobrança por mais prazer. Para finalizar, Gerson Lopes afirma: "Sem dúvida conhecer possibilita mais prazer enquanto a cobrança de desempenho mais desprazer. Eu diria que as mulheres ainda não se conhecem bem. Conhecem muito bem seu corpo estético e higiênico, mas pouco o corpo erótico. E investir no seu erotismo é responsabilidade dela e não do parceiro.

Do Portal iG (23/06/2010)
Saiba mais sobre o orgasmo feminino clicando aqui

Comentários:

Anônimo disse..
Muito bom o artigo. Está mais do que na hora de se tocar e deixar de lado qualquer ditadura, seja ela de beleza, orgasmo, mulher maravilha, etc...
Porque não se respeitar e ser mais autêntica, menos preocupada com o que os outros vão pensar; mas no que realmente vale a pena. A vida é curta demais para perdermos com tanta bobagem. Sei que não é facil devido tanta imposição pela Mulher Padrão, mas o esforço pode valer a pena.
Em 12 de agosto de 2010
Faça também o seu comentário ou me mande um e-mail: joseantoniodias@pop.com.br

Comentários

  1. Muito bom o artigo,está mais do que na hora de se tocar e deixar de lado qualquer ditadura,seja ela de beleza,orgasmo,mulher maravilha,etc...
    Porque não se respeitar e ser mais autêntica,menos preocupada com o que os outros vão pensar; mas no que realmente vale a pena.A vida é curta demais para perdermos com tanta bobagem.Sei que não é facil devido tanta imposição pela Mulher Padrão,mas o esforço pode valer a pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia