Manipulando Células com Nanofios

Pesquisadores mostraram que é possível usar nanofios como agulhas para pinçar moléculas celulares. Células em crescimento nos nanofios parecem se comportar normalmente

Muitos experimentos em biologia dependem da manipulação celular: a adição de um gene, proteínas ou outras moléculas, por exemplo, para estudar seus efeitos sobre a célula. Mas conseguir uma molécula em uma célula muitas vezes depende de truques biológicos, tais como infectar uma célula com um vírus ou anexar uma proteína para outra que vai esgueirar-se através da membrana da célula.
Muitos destes métodos são específicos para determinados tipos de células e trabalham somente com moléculas específicas. Um estudo, publicado pela revista da Academia Nacional de Ciências, descobriu uma alternativa simples e direta: usar nanofios como agulhas para picar as moléculas em células.
Hongkun Park, professor de química e física na Universidade de Harvard, diz que, em teoria, "você pode colocar uma molécula mais ou menos em qualquer tipo de célula". Se o método se provar eficaz poderá acelerar a capacidade de manipular as células para uma variedade de aplicações, incluindo a reprogramação de células-tronco e a seleção de drogas.
Os pesquiisadores descobriram que as células podem ser cultivadas em canteiros de nanofios de silício vertical sem prejuízo aparente para as células. Mesmo sobre este leito de agulhas, as células continuam a crescer e se dividir normalmente. Esta configuração torna possível a interface direta com o interior da célula através dos nanofios.
Park diz que, apesar de seu laboratório ter descoberto que muitos tipos diferentes de células parecem acomodar os fios minúsculos sem efeitos negativos, mais estudos serão necessários para examinar se todos os comportamentos celulares são afetados.

Fonte: Isaude.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia