Conheça WikiAves: A Enciclopédia das Aves do Brasil

Conheça o portal brasileiro WikiAves, um dos maiores repositórios de informaçãosobre pássaros do mundo e o maior da América Latina. Detalhe: todo o conteúdo é produzido por meio de colaboração espontânea. Na foto:O tecelão ('Cacicus chrysopterus'), flagrado pelo observador Luciano Cunha em São Luiz do Paraitinga (SP).

O WikiAves, como o nome sugere, é um portal aos moldes colaborativos da Wikipedia. Ou seja, qualquer pessoa cadastrada na página pode enviar conteúdo. O site de aves se autointitula "a enciclopédia das aves no Brasil". E não faz isso por presunção, já que, apenas no 'esquema colaborativo' e em dois anos de existência, o WikiAves conseguiu mapear mais de 90% das espécies de aves de que se tem notícia no Brasil. Em números mais concretos: das 1.825 aves já descritas que vivem no país, 1.685 estão, de alguma forma, na página. Na verdade, trata-se de um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.
Em dezembro do ano passado, o WikiAves completou dois anos. O negócio deu certo num misto de 'por acaso' com boa divulgação, como acontece na maioria das vezes com páginas de internet inovadoras.
Assim como a Wikipedia tem os 'wikipedistas' – nome da turma que edita a página –, o WikiAves tem os "observadores". São milhares. Mais de 6 mil cadastrados no portal, que conta com 3.200 acessos únicos diários. Além de enviar fotos, informações e sons de aves, alguns usuários contribuem, assim como acontece na Wikipedia, com doações espontâneas para que o espaço continue funcionando. Por ser sem fins lucrativos, o WikiAves tem parte do seu conteúdo licenciado em Creative Commons. Qualquer pessoa pode se valer dos sons e textos do portal, contanto que não use o conteúdo para ganhar dinheiro. 


Administração da comunidade

A comunidade está entre as três maiores do gênero no mundo, segundo os dados da Fat Birds Top, associação que avalia os sites sobre aves ao redor do planeta. Mas nem tudo dentro do WikiAves acontece num céu de brigadeiro. Há necessidade de regras. E elas devem ser cumpridas, do contrário, perde-se o controle: "Não pode colocar foto de ave presa, de ave domesticada, fora de seu hábitat...", enumera Reinaldo Guedes, o criador do site.
Conclusão: a página tem moderação e, claro, moderadores. São 12, todos voluntários e escolhidos a dedo por Guedes. Um grupo que varia de analistas de sistema a biólogos e que tem a total confiança do criador do portal. "Sem os moderadores, seria impossível que as coisas dessem certo. Ouço-os muito e aprendo muito com eles também", diz Guedes, que admite: antes de criar o WikiAves, pouco sabia sobre pássaros.

*Para acessar a página do WikiAves, clique no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia