Pescaria On-Line

Aplicativo brasileiro para celulares e ‘tablets’ ajuda a identificar espécies de peixes no mar, no aquário ou na peixaria.

Para os amantes de peixes – na pescaria, no aquário, no mergulho ou no prato – uma dica é o aplicativo para smartphones e tablets Peixes Marinhos do Brasil – Guia Prático de Identificação. O programa é uma espécie de enciclopédia virtual, com a qual o usuário pode identificar peixes brasileiros de água salgada. 
O aplicativo, baseado no livro homônimo do biólogo marinho Marcelo Szpilman, conta com fichas ilustradas de mais de 200 espécies de peixes, contendo dados como a coloração, medidas físicas, ocorrência, hábitat, hábitos, status de ameaça de extinção e qualidade da carne do animal.
A consulta por conteúdo pode ser feita de diversas maneiras. O usuário pode buscar pelo nome popular ou científico de um peixe para acessar informações sobre ele ou procurar diretamente nas ilustrações e fotos para descobrir a identidade de uma espécie. “É muito mais do que um e-book, pois é interativo,” aponta Szpilman. 
Os animais estão catalogados por famílias, gêneros e espécies e também podem ser buscados por seus nomes em inglês e espanhol. Além disso, o aplicativo oferece um jogo da memória – com imagens de peixes, é claro; um jogo de identificação de espécies e alguns artigos com noções básicas de pesca e preparação para o consumo. 
“A ideia é que pessoas de todas as idades usem o aplicativo, até mesmo crianças com os pais; por isso os jogos, que, além de divertir, reforçam o aprendizado”, diz Szpilman. O guia virtual de peixes custa 6,99 dólares para iPhone e iPod e 9,99 dólares para iPad – preços um tanto salgados nesse meio – e está disponível para compra na loja da Apple.
Confira o aplicativo em funcionamento:


Fonte: Ciência Hoje On-Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Tecnologia Indígena

Sensibilidade e Especificidade