Quando Vai Nascer o 7.000.000.000ª Ser Humano?

Segundo os cálculos da ONU, dia 31 de Outubro. Isso será um marco para a humanidade que esgota cada dia mais os recursos ambientais disponíveis. Alguns especialistas dizem que os dados da ONU podem estar desatualizados e não serem muito confiáveis, pois existe suspeita de que milhões de nascimentos e mortes não foram contabilizados, com grande incerteza sobre a taxa de mulheres no planeta que estarão dando a luz no dia 31.
O “dia do 7 bilhões”, data chamada em comemoração ao nascimento do ser humano de número 7.000.000.000ª não é tão importante assim, pois a questão primordial ainda fica sem resposta: a população humana continuará crescendo deliberadamente ou vamos começar a debater o assunto para entendermos os limites deste crescimento?
Segundo publicação da revista Newscientist, Wolfgang Lutz do Instituto de Demografia de Viena, declarou que a ONU está sob grande pressão política para desconsiderar dados oficiais e afirmar que ainda este ano nascerá o “sortudo” 7.000.000.000ª. Muitos especialistas dizem que é possível que não cheguemos a atingir este número antes do início de 2013, e de acordo com estimativas de baixa natalidade é possível estimar que, com otimismo, não cheguemos a atingir esta marca antes de 2020.
Apesar das críticas, a diretora da divisão de populações da ONU, Hania Zlotnik, defendeu seus dados com veemência, mas concorda com análises que a data informada pode sofrer variações de alguns meses até um ano. A população mundial tem sofrido um declínio dramático na fertilidade nos últimos anos.
Podemos pegar a China como exemplo. Dados do censo do país mostraram que a média das mulheres possuem 1,2 filhos, mas isso não diz muito sobre os problemas vigentes. Sabemos que é um país onde existem proibições para que as famílias não tenham muitos filhos, o que provoca a suspeita de existirem milhões de crianças que vivem na “clandestinidade”, advindos de famílias que fazem de tudo para escondê-los, fugindo da polícia do filho-único.
O futuro demográfico da Índia é ainda mais incerto. A ONU estima que a população deste país alcance aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas até 2050, ultrapassando a China.
Todas estas análises são em suma importantes para o nosso planeta. No início de 2011, a ONU aumentou a sua estimativa da previsão da população futura, dizendo que podemos chegar a 10 bilhões de pessoas até 2100. Especialistas rebatem os dados dizendo que não existem evidências suficientes para tal afirmação e tudo parece meio incerto ao tentar estimar o crescimento populacional humano.
Mais do que prever quantos humanos existirão na Terra daqui a 10 ou 500 anos, precisamos ter consciência e responder a pergunta que não quer calar: a Terra vai aguentar até quando?

Fonte: Jornal Ciência

Comentários

  1. A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano número sete bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.
    Danica May Camacho, nascida no domingo(30/10/2011), dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos.
    Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas. "É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa.
    Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
    O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca.

    ResponderExcluir
  2. Este é um caso que nunca haverá uma certeza pois é muito improvável que haja uma quantidade exata da quantidade de habitantes da Terra.
    Porém uma coisa não podemos deixar de citar que a "nave terra" está ficando cada vez menor para seus habitantes.

    De: Jean Barbosa Lins Nº: 07 T: 3235

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto muito dificil de se saber ,porque a cada ano que passa nascem milhões de pessoas e tambem morrem milhões de pessoas ai fica dificil fazer uma conta pra saber a quantidade exata de pessoas , temos em média o numero de pessoas do nosso mundo mas nunca exata , e parece que a cada duas pessoas que nascem , morrem tres ai é muito complicado para os estudiosos terem uma certeza...


    De: Carlos Eduardo Groppo de França N°:4 Turma 3435

    ResponderExcluir
  4. o unico problema disso tudo é você saber a veracidade dos fatos que a ONU possuem, mas algo que nos intriga é: como alimentaremos todos esse seres humanos ? será que os paises desenvolvidos vão "freiar" o seu consumismo e pensa mais nos seus "irmão" menos "favorecidos ?

    ResponderExcluir
  5. OBs: o comentario do dia 2 de dezembro de 2011 das 16:51 , foi publicado por Gabriel Ricardo Salustiano Cordeiro,Nº 13 turma:3435

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia