Os Maiores Insetos do Mundo



Mariposa Atlas (Attacus atlas)
Louva-a-deus Gigante
Cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus) 
Tarantula Hawk


A mariposa Atlas, ou Atlas-gigante, (Attacus atlas) é uma mariposa de grandes dimensões da família Saturniidae, encontrada nas florestas tropicais e subtropicais do Sudeste asiático, sul da China, comum ao longo do arquipélago malaio, Tailândia a Indonésia. Na Índia, as mariposas Atlas são cultivadas por sua seda em uma capacidade não-comercial; ao contrário daquela produzida pela mariposa com parentesco tipo bicho da seda (Bombyx mori). Os casulos da mariposa Atlas são utilizados como bolsas em Taiwan.
As mariposas Atlas são consideradas as maiores mariposas do mundo em termos de área de superfície total da asa (para mais de 400 cm2). Sua envergadura também é considerada entre as melhores, de 25–30 cm. As fêmeas são razoavelmente maiores e mais pesadas.
Já o Cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus) é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. É encontrado apenas na América do Sul, especialemente nas florestas tropicais do Brasil, do Peru, da Venezuela e do Equador.
Os exemplares adultos desta espécie podem atingir com facilidade 17 cm de comprimento, isso sem contar o tamanho das enormes antenas que possuem. Costuma se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira. Isso se dá porquê esta família de besouros chamada "Cerambycidae" (cujas espécies são conhecidas popularmente como "serra-paus") se utiliza dessas grandes mandíbulas para cortarem galhos de árvores onde as fêmeas depositam os seus ovos. Os indivíduos adultos não se alimentam, vivem as custas das reservas de gordura que adquiriram em sua fase larval, portanto, o único objetivo do indivíduo adulto é a reprodução.
Fonte: Wikipedia

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia