De Celular a Microscópio de Alta Resolução


Acessório óptico transforma celular comum em microscópio de alta resolução
Dispositivo tem precisão de um centésimo de milímetro e vai beneficiar, entre outras áreas, os profissionais da saúde

Pesquisadores do VTT Technical Research Centre, na Finlândia, desenvolveram um acessório óptico que transforma um celular com câmera comum em um microscópio de alta resolução.
O dispositivo tem uma precisão de um centésimo de milímetro e tem potencial para beneficiar, entre outras áreas, os profissionais da saúde. Os primeiros modelos devem ser lançados ainda em 2012.
A ferramenta trabalha baseada em imagens produzidas pelo efeito combinado de uma luz de LED e uma lente óptica. Várias superfícies e estruturas podem ser examinadas em detalhes microscópicos e a câmera do telefone celular pode ser usada para produzir imagens de alta resolução que podem ser enviadas como mensagens de MMS.
Para transformar um telefone celular comum em um microscópio, os pesquisadores anexaram um módulo microscópio magnético fino na frente da lente normal da câmera. O dispositivo se encaixa facilmente no bolso do usuário, ao contrário de microscópios convencionais.
A lente macro do microscópio móvel aumenta objetos de forma eficaz. O campo de visão da câmera é de 2 x 3 milímetros. Alguns LEDs foram colocados na borda exterior da lente, permitindo que os objetos sejam iluminados a partir de diferentes ângulos, podendo criar imagens 3D.
O microscópio móvel é adequado para examinar superfícies e ambientes, para avaliar questões de segurança ou determinar a presença de agentes que podem colocar a saúde em risco.
O dispositivo também pode ser aplicado para estudar do meio ambiente. Outra aplicação potencial é a avaliação de estruturas têxteis, tais como fios de cabelo, ou a estrutura fibrosa do papel. Existem também várias aplicações potenciais no mundo dos jogos.
Fonte: Isaude.net

Comentários

  1. sua postagem ficou boa adicione meu http://conectado-mundotecnolgico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia