Construindo o Ornitólogo Virtual

Utilizando recursos  tecnológicos e portais especializados na internet é possível equipar alunos para a pesquisa da biodiversidade e inserir idéias conservacionistas no dia-a-dia dos estudantes


A democratização da internet tornou possível aos educadores lançar mão de ferramentas importantes para o ensino de ciências, bem como para as demais disciplinas do currículo estudantil. Pensando nisso, elaborei o projeto "Ornitólogo Virtual", idealizado com o propósito de aproximar as inovações tecnológicas das idéias preservacionistas e introduzir este conceito no cotidiano dos alunos. Resolvi utilizar os recursos proporcionados pelo portal Wikiaves e pelo aplicativo para telefones celulares “Aves do Brasil - Mata Atlântica”, produzido pelo Planeta Sustentável, da Editora Abril, com o apoio do WWF-Brasil. 
O WikiAves, como o nome sugere, é um portal aos moldes colaborativos da Wikipedia. Ou seja, qualquer pessoa cadastrada na página pode enviar conteúdo. O Wikiaves se autointitula "a enciclopédia das aves no Brasil". E não faz isso por presunção, já que, apenas no 'esquema colaborativo' e em dois anos de existência, o WikiAves conseguiu mapear mais de 90% das espécies de aves de que se tem notícia no Brasil. Na página do WikiAves tem uma parte dedicada aos registros sonoros na qual diversos colaboradores depositam as vocalizações de uma infinidade de aves brasileiras. Lá podemos escutar o canto de uma variedade de espécies de aves do nosso país.
Já o aplicativo "Aves do Brasil- Mata Atlântica" é o primeiro aplicativo para celular voltado para a observação de pássaros. Foram catalogadas 345 aves da Mata Atlântica, com base no livro Aves do Brasil, Uma Visão Artística, do ornitólogo Tomás Sigrist. Entre as funcionalidades do aplicativo é possível buscar espécies por meio de dados como cores predominantes, porte dos animais, imagens e cantos das aves. O descritivo dos hábitos de vida e o nome científico da ave também podem ser consultados. Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o aplicativo é comercializado pela Apple Store
Todo o detalhamento do projeto "Ornitólogo Virtual" foi publicado na seção Ensino do Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Zoologia (nº100, março 2012) e pode ser acessado pelo link abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia