Uniforme "Inteligente" Contra Alunos Espertinhos

Camisa com chip informa aos pais por SMS sobre a frequência escolar dos filhos

Os alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, não vão mais poder faltar aulas. Um uniforme inteligente vai contar aos pais se os alunos chegaram à escola - ou dedurar se eles não passaram do portão. O sistema, baseado em rádio-frequência, funciona por meio de um minichip instalado na camiseta do novo uniforme, que começou a ser distribuído para 20 mil estudantes no dia 19 de março de 2012
Funciona assim: no momento em que os alunos entram na escola, um sensor instalado na portaria detecta o chip e envia um SMS aos pais avisando sobre a entrada na instituição. Se, em 20 minutos após o início da aula, o aluno não passar por lá, o aviso muda de tom e os pais recebem a frase: Seu filho ainda não chegou na escola.
O projeto foi lançado no Centro Municipal de Educação Profº Paulo Freire (Caic), e os alunos da instituição já receberam duas peças do novo uniforme com a tecnologia Radio Frequency of Identification (RFID), que será utilizada pela primeira vez no Brasil com este objetivo. A etiqueta de cada um deles terá um número universal, que deverá ser cadastrado no sistema escolar com os dados dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Um sensor será instalado na entrada da escola, confirmando com precisão a entrada e a saída do aluno. Sempre que o aluno passar pelo sensor será encaminhada uma mensagem para o celular cadastrado. A secretaria da escola também poderá notificar os pais a qualquer momento.
Segundo o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, a ideia é manter os pais informados sobre a frequência dos alunos. Percebemos que muitos pais deixavam os alunos na escola, mas logo saíam correndo para o trabalho e não viam se eles entravam, afirma. Depois, quando chamávamos para uma reunião, eles ficavam surpresos com o número de faltas dos filhos.
O projeto atenderá inicialmente 25 escolas municipais e mais de 20 mil alunos, que receberão os uniformes gratuitamente a partir da semana que vem. Os pais devem assinar um termo de que receberam as peças de roupa e de que vão mandar os filhos para a escola com elas. O investimento da prefeitura no projeto foi de R$ 1,2 milhão.
Agora, a cada três faltas, os pais vão ser chamados à escola para justificar a ausência. Caso eles não compareçam, a instituição pode avisar o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Comentários

  1. Lucas Ramos - ETEVM - Turma : 222324 de março de 2012 às 15:59

    Uma iniciativa por parte do governo que enche os olhos de todos nós, ou seja, o governo fazendo alguma coisa que preste pela sociedade ? Evidentemente que se der certo, será uma atitude lembrada por todos devido ao seu grande sucesso. Só nos resta ter esperança de que isso possa dar certo e que não seja mais uma tentativa de corrupção dentro do governo !

    ResponderExcluir
  2. essa tecnologia é muito simples. esse CHIP já deveria ser colocado na PELE DOS POLÍTICOS para controlar as FALTAS nas assembleias, câmaras, e senado. ai eu quero ver se esses politiqueiros corruptos vão faltar as secções parlamentares. essas ZICAS merecem isso. jACKS. São Paulo. BRASIL SEMPRE.

    ResponderExcluir
  3. UNIFORMR INTELIGENTE CONTRA OS ALUNOS ESPERTINHOS:essa tecnologia e muito boa para os alunos que gostam de mata aula;ate que fim o governo esta fazendo alguma coisa pelo nosso pais.agora quero ve os alunos gavetar aula com a nova inovaçao tem que bota em todas as escolas do governo ate que em fim o governo esta tomando alguma atitude. LUCAS ANDERSON-ETE.VM:TURMA:2414. QUARTA-FEIRA;28/03/2012.ÁS 22:58pm.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola essa ideia, podemos fazer uma parceira no MA.

    ResponderExcluir
  5. Isso é burrice, não inteligencia, basta rever os fatos e verá que existem umas brechas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia