EUA Rumo à Sociedade Multiétnica

 A composição da população norte-americana está mudando principalmente devido à presença dos latinos. No país, algumas lojas já vendem bonecas  que fogem do padrão branco e de cabelos loiros.As taxas de natalidade estão em declínio nos EUA, talvez por culpa do desaquecimento da economia

Assim como no Brasil, a população norte-americana vai ser marcada pela miscigenação em um futuro próximo. Segundo dados do último censo publicados em 17 de maio de 2012, os nascimentos de bebês de minorias étnicas ultrapassaram o de brancos pela primeira vez na história do país.De acordo com o levantamento, divulgado pelo jornal "The Washington Post", 50,4% das crianças americanas menores de 1 ano são hispânicas, negras, asiáticas ou de outros grupos minoritários. Os bebês brancos somaram 49,6%. 
Na média do país, o número de bebês hispânicos superou o de negros, com uma porcentagem de aproximadamente 25% contra 15%. Especialistas preveem que a população adulta hispânica irá ultrapassar a branca em 2042. Os latinos, os negros, os asiáticos, os mestiços e os mulatos representaram 50,4% dos nascimentos ocorridos entre os meses de julho de 2010 e de 2011, após pouco mais de uma década de ‘boom’ na presença de raças diferentes da branca. A etnia latina foi a que mais se expandiu neste período (43%).
O censo mostra que os latinos não representam apenas o maior percentual de imigrantes que chegam ao país – legais ou ilegais – mas também dominam entre os jovens, em presença escolar ou naturalizações. De modo geral, as taxas de natalidade estão em declínio nos EUA, mas a maior redução foi verificada justamente na população branca. Segundo especialistas, isso seria reflexo da crise econômica, que estaria desestimulando as famílias mais ricas – em grande parte brancas devido à discriminação histórica no país – a terem filhos.
Fonte: Jornal Metro Rio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia