Ciência na Confecção da Bola da Copa

Antes de rolar nos gramados brasileiros, a bola oficial da Copa do Mundo passará ainda por muitos testes. Na sua confecção, os engenheiros procuraram incorporar características brasileiras ao lado dos mais avançados recursos tecnológicos.

Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 já começou a ser confeccionada pela empresa de material esportivo Adidas e, pelo jeito, vem cheia de novidades tecnológicas e artifícios biológicos. A bola está sendo confeccionada por uma equipe de 100 engenheiros de diferentes especialidades, pois dessa vez a empresa Adidas não quer errar em nenhum quesito, principalmente por conta da polêmica que a última bola da copa gerou. A famosa Jabulani foi reprovada pela imprensa, por uma parte da população mundial e, para piorar, pelos jogadores, inclusive, a grande maioria, atletas das principais seleções.

A equipe de engenheiros está disposta a usar todos os recursos tecnológicos e naturais, para criação da Brazuca. Portanto, o primeiro passo a ser dado pelos pesquisadores foi usar material aproveitável. No entanto, ainda não decidiram em que parte utilizarão, mas provavelmente será na parte interna da bola para contribuir na sua leveza.
A parte externa da bola provavelmente será revestida com gomos de couro e de carbono, que é uma das especialidades da empresa Adidas, que é inserir carbono em seus produtos, mas como a bola terá um diferencial ela também terá materiais reaproveitáveis na parte externa.
A bola será uma homenagem ao Brasil  e terá características brasileiras em sua parte parte física, o que irá definir a beleza, as cores e o design da bola. A equipe também será responsável pela resistência desses elementos, por isso eles têm uma maquina especial para testes. Na parte interna dessa máquina estão colocadas oito lixas largas onde a bola fica girando por mais de duas horas seguidas; tudo isso para assegurar que a bola não rasgue, não suje e nem perca suas cores durante a partida de futebol.
Um outro teste que também é feito para atestar a total qualidade da bola está relacionado com o seu comportamento em relação aos elementos da Natureza, como o vento e a chuva. Junto com um equipamento especializado, a equipe da Adidas utiliza uma balança para pesar a bola. Depois de pesada, ela é colocada nesse equipamento que transborda água, com a bola rolando dentro dele por duas horas. Depois ela será pesada novamente e terá que ter um número de peso “aceitável”para que o nível do jogo não seja alterado.
Por fim, um dos últimos testes e praticamente o principal, é o teste que define o peso, o efeito e o formato técnico e biológico da bola. Nesse teste a bola é colocada debaixo de um robô que a dispara numa espécie de chute de até 120 km/h.  O peso da bola influenciará na velocidade e na sua deformação, que é muito preocupante, pois isso define a interação dos jogadores com a bola nas divididas e “estouradas”. O fator “peso” é mais preocupante para os goleiros que optam por uma bola nem pesada e nem leve, para que não os machuque e nem os engane e escape das suas mãos em jogo, por isso as características da bola devem ser “medianas”. Portanto, isso também influenciará no efeito que a bola causará no ar, após o chute. 
Os estudiosos montaram também uma fórmula matemática para determinar que a bola depois de quicar suba só 75% da altura inicial. Assim, quando a bola for a lançada a 2 metros do chão, depois de quicar ela subirá somente 1,5 metros.
Com informações de Matheus Batista, aluno da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia