Campanha #Doe Exemplo

Doando apenas 30 minutos do seu tempo e um pouco de sangue –mais precisamente 450 ml – uma vez a cada dois ou três meses (para homens e mulheres, respectivamente), você pode ajudar a salvar a vida de milhões de pessoas que precisam diariamente de transfusões.

Doar sangue não dói e a quantidade não faz falta para o doador, mas conseguir convencer as pessoas a doarem é uma das maiores dificuldades da área de saúde no mundo. Todos sabem que muita gente – entre eles, vítimas de acidentes, mães com complicações durante o parto ou a gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer – depende de doações de sangue, mas, para se ter ideia da dimensão do problema, apenas 1,9% do sociedade brasileira é doadora regular – enquanto a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde é que 5% da população doe sangue anualmente. No Brasil, a cada dois minutos é necessária uma transfusão.
Para reverter essa situação – e evitar que os bancos de sangue fiquem cheios em janeiro, mas vazios em julho, por exemplo -, a Cruz Vermelha PE criou a campanha #doeexemplo, em parceria com a agência Arcos Brasil. Além de divulgar a rede permanente de doadores Clube 25, a instituição convida blogueiros a inserir uma animação em seu site. Assim, todo vídeo postado no blog é acompanhado por uma bolsa de sangue que se esvazia a medida que o é assistido. Ou seja, o vídeo só roda completamente quando acaba o sangue da bolsa e, quando isso acontece, aparecem os dizeres: “Deixe a vida acontecer. Doe sangue”.

O objetivo da campanha é aumentar o número de doadores de sangue jovens para abastecer hemocentros do mundo todo regularmente durante o ano. O Clube 25 está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e somente pessoas de 18 a 25 anos podem ser sócios.
Para aqueles que têm memória curta, o próprio clube lembra os sócios quando eles devem doar sangue novamente. Basta preencher o formulário supersimples do aplicativo para se associar. Depois de enviado, um agente da Cruz Vermelha entrará em contato. Rápido e indolor, como a doação!
Tem um blog? Que tal aderir à causa?
Caso você não tenha nem blog, nem site, dá para participar dessa divulgação pelas redes sociais – Twitter e Facebook -, usando a hashtag #doeexemplo.



Comentários

  1. Acho que todos deveriam se conscientizar e doar , pois não custa nada e ajuda a salvar vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia