Tecnologia Nuclear Contra o Mosquito da Dengue



Técnica nuclear pode ser usada para combater mosquito da dengue. Pesquisa da Agência Internacional de Energia Atômica também está sendo feita no Brasil. Mosquitos são esterilizados com radiação


A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) está desenvolvendo pesquisas para eliminar o mosquito da dengue por meio da técnica do inseto estéril. A informação é do embaixador do Brasil junto à Aiea, Laércio Antônio Vinhas. Ele lembra que o método já é utilizado com sucesso na mosca da fruta.
O embaixador brasileiro destacou que os estudos são recentes e que a técnica tem como componente principal a tecnologia nuclear. "O programa que começa a ser trabalhado no Brasil vai usar essa técnica para desenvolver, em laboratório, um inseto com as mesmas características do inseto encontrado na natureza, de maneira a produzir uma cepa onde você eliminaria as fêmeas e esterilizaria os machos. Essa parte de esterilização dos mosquitos é feita com radiação."
Laércio Antônio Vinhas acredita que se as pesquisas derem resultado, o sucesso do método será grande. Por enquanto, estão sendo criados mosquitos semelhantes ao Aedes aegypti.
A técnica do inseto estéril, criada pela Aiea, já é utilizada em Juazeiro, na Bahia, para eliminar a mosca da fruta das plantações de manga. Os mosquitos estéreis são produzidos na cidade pela biofábrica Moscamed Brasil, a primeira no mundo do tipo.

Com informações da Rádio ONU

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia