A Memória Social dos Golfinhos

De acordo com cientistas dos EUA, os golfinhos são os animais que possuem a maior memória social, pois conseguem reconhecer sons de parceiros que tiveram contato com eles há mais de20 anos 

Os golfinhos são os animais que têm lembranças mais antigas, até mais do que os já consagrados elefantes. Cientistas dos Estados Unidos dizem que os golfinhos, mesmo depois de 20 anos de separação, poderiam lembrar de sons de seus antigos companheiros.
Os autores acreditam que estas memórias de longo prazo são resultado das complexas conexões sociais que os golfinhos desenvolvem. A pesquisa foi publicada no “Proceedings of the Royal Society B”.
No estudo, cientistas usaram informações de 56 golfinhos de cativeiro que se mudaram entre seis zoológicos e aquários nos Estados Unidos e Bermudas para a reprodução.
As gravações, que remontam de décadas, mostraram quais golfinhos foram alojados juntos.
Os pesquisadores então tocaram com auto-falantes subaquáticos as gravações de dos sons golfinhos que já tinham vivido juntos e mediram o resultado das respostas.
- Quando se familiarizam com o chamado, os golfinhos têm mais chances de se aproximar dos auto-falantes por períodos mais longos - disse à BBC Jason Bruck, da Universidade de Chicago, que coordenou os estudos. - Se eles não se familiarizarem com o som, eles geralmente o ignoram.
Bruck lembrou do caso de golfinhos fêmeas chamadas Allie e Bailey. Elas tinham vivido juntas na Flórida quando eram bem jovens. Bailey agora vive nas Bermudas, mas quando ouviu o som gravado de Allie, instantaneamente respondeu, mesmo elas estando separadas há 20 anos e seis meses.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia