Estudante Descobre Espécie Nova no Mercado de Carne

Estudante descobre uma espécie nova de esquilo voador em mercado de carne no Laos. 

Na República do Laos, no sudeste asiático, são muito comuns os mercados de carnes de animais silvestres, onde quase toda espécie, legal ou ilegalmente, é comercializada.
Numa dessas feiras, o mestrando Daosavanh Sananxay, da Universidade Nacional do Laos, encontrou um exemplar de um esquilo voador que não havia ainda sido descrito pela ciência.
A nova espécie, de 1,8 quilos e 1,08 metros, foi batizada de ‘Biswamoyopterus laoensis’.
É a segunda espécie do gênero ‘Biswamoyopterus’ (pronuncia-se /bizuamoiópterus/). A primeira, ‘B. biswasi’, foi encontrada no nordeste da Índia, em 1981. O nome do gênero é uma homenagem ao zoólogo indiano Biswamoy Biswas, o que poderia ser traduzido como ‘asas de Biswamoy’.

"Nós não sabemos como a espécie está em perigo ... durante meu segundo levantamento no mercado, encontrei cerca de 10 corpos desta espécie nos freezers dos vendedores", disse Daosavanh Sanamxay, autor e estudante na Universidade Nacional de Laos.
Ninguém sabe o habitat exato deste novo mamífero, mas os pesquisadores especulam que o habitat não está longe do mercado em que a peça foi encontrada, a 5 km a sudoeste da Área de Conservação do Nam Kading Nacional de Biodiversidade (NACB) área fortemente protegida de floresta nativa que consiste principalmente de formações cársicas perenes ou semi-perenes e calcário. Esta área do Laos é caracterizado por falésias calcárias e formações rochosas e é o lar de outros roedores endêmicos raros como o Kha-nyou (Laonastes aenigmamus), o único membro de um grupo de roedores considerados  extinto há 11 milhões de anos,  que também foi  redescoberto em um mercado de carne de caça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia