Área Cerebral Exclusiva dos Humanos

Cientistas identificam área do cérebro que só existe em humanos. Para chegar à descoberta, os cientistas analisaram imagens de ressonância magnética do cérebro de 25 participantes durante 20 anos. 

Cientistas ligados à Universidade de Oxford, na Inglaterra, identificaram uma área do cérebro que parece ser exclusiva de humanos: não é encontrada em nenhuma outra espécie, nem em primatas.
Chamada de polo lateral frontal do córtex pré-frontal, a região foi destaque nas páginas da revista especializada Neuron e é encarregada de raciocínios como o planeamento de medidas a serem tomadas futuramente, por exemplo.
A referida região fica localizada dentro de uma outra região cerebral, maior, chamada de córtex ventrolateral frontal.
Em estudos anteriores, essa região já foi ligada a aspectos cognitivos e de linguagem, e é presente apenas no homem e em primatas.
O cientista Matthew Rushworth, um dos pesquisadores do estudo falou sobre a descoberta numa entrevista à imprensa. «Acreditamos que a capacidade de planejar o futuro, sermos mais flexíveis nas nossas atitudes e aprender com as experiências alheias são coisas que impressionam e que estão particularmente ligadas ao ser humano. Identificamos uma região cerebral que parece ser exclusivamente humana e provavelmente está conectada a essas capacidades cognitivas», disse.
Para chegar à descoberta, os cientistas analisaram imagens de ressonância magnética do cérebro de 25 participantes, analisados num período de 20 anos. Os cientistas, então, mapearam conexões entre diferentes áreas do córtex ventrolateral frontal, que foi então dividido em 12 áreas comuns a todos os participantes.
O próximo passo consistiu em comparar essa mesma região a análises de 25 cérebros de macacos — isso permitiu aos cientistas apontar a exclusividade, em humanos, do polo lateral frontal do córtex pré-frontal.
«Descobrimos uma área no córtex frontal humano que não parece ser comum a macacos. Essa área foi ligada ao planejamento estratégico e à tomada de decisões, assim como à capacidade de realizar múltiplas tarefas», definiu o co-autor do estudo, Franz-Xaver Neubert.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Tecnologia Indígena

A Importância Ecológica das Baratas