O Mito da Cerveja Relaxante

Segundo  nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia, cerveja não mata sede nem alivia tensão
Etanol presente nos drinques eleva a pressão arterial e aumenta o suor; resultado é mais transpiração e, sem cuidado, o resultado pode ser desidratação e desmaio


Com os termômetros acima dos 35 graus no país inteiro neste verão, não tem pretexto melhor para um happy-hour regado a muita cerveja, certo? Errado. De acordo com a  médica nutróloga, Maria Del Rosário, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), bebida alcoólica como a cerveja não mata a sede e muito menos alivia a tensão. “Pelo contrário. O álcool desidrata ainda mais o organismo e, em excesso, ele ‘rouba’ vitaminas do corpo importantes para combater o estresse”, afirma a especialista.
A explicação é fisiológica, esclarece Maria Del Rosário. Como a cerveja é metabolizada no fígado, o corpo gasta mais vitaminas do complexo B para concluir este processo.“São estes nutrientes que ajudam o organismo a lidar melhor com o estresse. Quando estão em falta, a tensão, o cansaço e a estafa aumentam”, ensina.
Simultaneamente, o etanol presente nos drinques também eleva a pressão arterial e aumenta o suor. O resultado é mais transpiração e, sem cuidado, o resultado pode ser desidratação e desmaio.
Apesar disso, Maria Del Rosário não é contra o happy-hour em dias de calor, oportunidade de bater papo, se divertir e encontrar os amigos. A palavra-chave, aconselha, é moderação no consumo. Confira outras dicas dela para manter a saúde nestas ocasiões:

- Chegando ao bar, mate a sede com água e não com cerveja ou outras bebidas alcoólicas
- Não se esqueça de manter a hidratação ao longo do evento, sempre com água ou sucos naturais
- É preciso se alimentar antes de beber, para deixar o organismo mais forte para metabolizar o álcool
- Alguns alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, responsáveis por combater o estresse e as mais consumidas pelo álcool. Por isso, opte por aperitivos, pratos ou preparos que contenham castanhas, nozes e frutas cítricas (laranja e limão)
- Brócolis e pepino podem ser opções de aperitivos, dois vegetais ricos em nutrientes normalmente eliminados com o consumo de álcool
Fonte: Portal iG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia