Urutau: A Ave Que Parece um Galho Quebrado

O urutau é uma ave que possui a capacidade de se confundir com um galho de árvore quebrado. A ave se disfarça tão bem que o seu canto no meio da noite se parece com um grito horripilante de terror emitido por espíritos do além.

Também conhecido como Mãe-da-Lua, o urutau (Nyctibius griseus) precisa se parecer com um galho quebrado porque passa mais de um mês parado no mesmo lugar. A mãe coloca um ovo e fica sentada sobre ele até o filhote nascer. Se ela sair o ovo fica exposto e pode cair. Sua camuflagem é perfeita: dependendo do ângulo é quase impossível dizer onde o galho termina e a ave começa.
Quando se sente ameaçado, aumenta ainda mais sua semelhança com o tronco elevando a cabeça para cima e encostando a cauda no galho em que está pousado. Mesmo com os olhos fechados consegue ver o que está acontecendo. Duas pequenas janelas nas pálpebras funcionam como um olho mágico (aquele que você coloca na porta da sua casa pra saber quem é que está do outro lado). Graças a elas a Mãe-da-Lua pode ter grandes olhos – necessários para enxergar à noite quando sai para caçar insetos – sem chamar a atenção durante o dia.
Muitos associam o canto horripilante do urutau com maus espíritos da noite. Até hoje as mães contam a história do espírito da noite para seus filhos, e as crianças saem correndo pra cama quando o ouvem cantar. Dizem que quando a Mãe-da-Lua canta as crianças precisam entrar em casa e ir pra cama ou ela irá levá-las para o outro mundo. Quando a luz da lanterna passa diretamente pela pupila da ave vemos dois olhos grandes e vermelhos. Isso acontece porque a luz bate nos vasos sanguíneos da retina e reflete a cor do sangue. Esse efeito amedrontador ajudou a criar a história do espírito da noite
Se algum dia você ouvir a Mãe-da-Lua cantar, não se assuste, apenas lembre-se de que é hora de colocar as crianças para dormir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia