Abraços Contra Viroses

Pesquisadores estadunidenses descobriram que os abraços são muito eficazes na proteção contra doenças virais como o resfriado. Segundo eles, ao receber um abraço, a pessoa percebe neste gesto  um forte apoio social, o que levaria o seu organismo a reagir positivamente no combate às infecções virais.

De acordo com um estudo recente publicado na revista Psychological Science , realizado por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Pennsylvania (EUA), receber um grande abraço de alguém não só melhora o nosso humor como nos fortalece para nos proteger de vírus, como por exemplo o do resfriado comum.
Para a realização do estudo, 404 adultos responderam a um questionário destinado a determinar o apoio social que percebiam. Além disso, ao longo das 14 noites seguintes, mantiveram conversas telefônicas para falar de seus conflitos com os  os outros e sobre os abraços que tinham recebido. Depois de  tudo isso, os adultos foram expostos a um vírus do resfriado comum e colocados em quarentena.
De acordo com Sheldon Cohen, líder do estudo, os participantes que relataram ter mais apoio social em seus conflitos tinham menos probabilidade de serem infectadas com o vírus da gripe; além disso, os abraços foram responsáveis por cerca de um terço deste efeito protetor contra a infecção. Graças ao contato físico, os participantes sentiram psicologicamente uma grande sensação de intimidade e apoio da outra pessoa, o que afetaria positivamente os seus organismos.
"Nós sabemos que pessoas que vivem em conflitos com outros são menos capazes de combater os vírus do resfriado. Sabemos também que as pessoas que relatam ter apoio social são parcialmente protegidos contra os efeitos do estresse sobre os estados psicológicos, como depressão e ansiedade ", disse Cohen. " Comprovamos que a percepção de apoio social é igualmente eficaz para proteção contra as infecções, pois nos protege da susceptibilidade à infecção induzida pelo estresse. Da mesma forma, recebendo abraços poderia explicar em parte esses sentimentos de apoio e proteger uma pessoa contra a infecção."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia