Moluscos Inspiram a Ciência na Criação da Capa da Invisiblidade

Cientistas estão prestes a desenvolver uma capa da invisibilidade para soldados, baseada no sistema natural de camuflagem dos moluscos cefalópodes como as lulas e os polvos. 

Cientistas afirmam que moluscos cefalópodes como os polvos e as lulas podem ser a chave para o desenvolvimento de uma tecnologia de combate que permita a soldados serem invisíveis a radares infravermelhos. Segundo os estudiosos, esses invertebrados sobrevivem há milhões de anos por causa de suas técnicas de camuflagem.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, coordenados por Alon Gorodestsky, professor de engenharia química e ciência de materiais, revelaram semana passada que descobriram uma forma de usar as proteínas presentes nas lulas para desenvolver “adesivos de invisibilidade” que podem ser vestidos por soldados. Gorodestsky e sua equipe focaram o estudo nas células conhecidas como iridócitos, que contem uma proteína que consegue refletir a luz. Os cientistas foram capazes de modificar geneticamente a bactéria Escherichia coli de forma que ela sintetizasse essa proteína, utilizando-a como revestimento dos “adesivos de invisibilidade”.
Os pesquisadores afirmam que esses adesivos podem ter qualquer cor, com o estimulo químico e mecânico necessários.
A tecnologia ainda não está pronta para ser usada em zonas de conflito. Os cientistas ainda buscam desenvolver um sistema de camuflagem que se adapta sozinho as necessidades do combate, quando vários adesivos poderiam ser sincronizados para responder a diferentes tipos de onda de infravermelhos.
Fonte: Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia