Finalmente, O Carro Voador!

Mais um elemento saído do imaginário dos filmes de ficção científica está se tornando realidade: o primeiro automóvel voador, projetado pela empresa norte-americana Terrafugia, já está pronto para ser comercializado. O novo veículo tem visual de um carro convencional, mas apresenta decolagem e pouso verticais (a exemplo de um helicóptero, eliminando a necessidade de uma pista) e voo de cruzeiro semelhante à de um avião.


Se você é um daqueles antigos fãs de histórias e filmes de ficção científica e não aguentava mais esperar pelo carro voador, parece que a sua espera chegou ao fim. A empresa norte-americana Terrafugia, conhecida por seus projetos de carros voadores, divulgou na semana passada um vídeo do TF-X, seu modelo conceitual que deve chegar como o primeiro automóvel voador com tecnologia híbrida plug-in. O novo veículo tem visual de um carro convencional, mas apresenta decolagem e pouso verticais (a exemplo de um helicóptero, eliminando a necessidade de uma pista) e voo de cruzeiro semelhante à de um avião.
O novo Terrafugia TF-X é equipado com um motor a gasolina de 300 cavalos de potência e outros dois elétricos, estes destinados ao funcionamento das hélices, que são retráteis e ficam posicionadas nas laterais da carroceria. Depois de uma certa velocidade, as hélices se dobram para fora e o impulso necessário para decolar o modelo é gerado através de um ventilador na parte traseira.
Segundo dados da montadora, o modelo pode alcançar velocidade de cruzeiro de 320 km/h e entregar autonomia de voo de 800 quilômetrosA Terrafugia prevê que um motorista deve levar cerca de cinco horas para aprender a pilotar um TF-X, mas o que não se sentirem confortáveis no cockpit do modelo, podem ativar uma função de piloto automático que permite ao carro voar e pousar.
Os motoristas regulares serão capazes de voar com o veículo somente em áreas não controladas por torre – para aqueles que desejam viajar em zonas regulamentadas, será necessário obter uma autorização especial. O carro será programado ainda para evitar o mau tempo e também outras aeronaves. E caso algo dê errado, o Terrafugia TF-X disponibiliza paraquedas a bordo.
Ainda não se sabe quando o TF-X será oferecido no mercado.
Assista ao vídeo e saiba como funciona o TF-X:


Fonte: iG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia