A Ciência Pode te Ajudar a Cumprir as Promessas de Ano Novo

Estudo científico objetiva ajudar as pessoas a cumprirem as suas promessas de Ano Novo aplicando questionamentos acerca das metas estabelecidas por cada um. A pesquisa  também oferece amparo para políticas públicas na promoção de uma série de mudanças de comportamentos, como o consumo de álcool antes de dirigir, a poluição e a violência entre gêneros.

Normalmente, quando um ano termina bate aquele desânimo na gente por constatar que não conseguimos cumprir boa parte daquelas promessas que fizemos no início do ano. Mas agora temos um aliado forte para ajudar nessa difícil missão: a ciência. Trata-se da aplicação de uma técnica simples estudada por cientistas nos últimos 40 anos, e que foi batizada de “question-behavior effect” (efeito comportamental da pergunta, em tradução livre).
A ideia básica por trás do termo é a de que uma pessoa tem mais chances de executar certos compromissos se for questionada sobre aquilo do que se for intimada a fazê-lo. Em outras palavras, perguntas como “você vai fazer mais exercícios?”, ou “você vai começar a reciclar?” podem ser mais motivadoras do que constatações como “você vai se exercitar mais” ou “você começará a reciclar seu lixo”.
Segundo estudo publicado no Journal of Consumer Psychology por pesquisadores de três universidades norte-americanas, as respostas diferentes aos dois tipos de estímulo estão relacionadas à nossa consciência. Questionamentos fazem com que você não apenas se lembre de suas promessas, mas também reflita sobre elas e se sinta mais desconfortável caso as descumpra.
Mais do que dar um instrumento para que as pessoas alcancem seus objetivos, a pesquisa oferece amparo para políticas públicas na promoção de uma série de mudanças de comportamentos, como o consumo de álcool antes de dirigir, a poluição e a violência entre gêneros.
Os pesquisadores sugerem que o método pode ser eficaz tanto para pais que querem educar os filhos, quanto para pessoas que querem mudar a própria conduta ou desenvolver novos hábitos.
Portanto, em vez de levar consigo mais uma lista de promessas nesta virada de ano, pense em levar perguntas. Esta pode ser a chave para um ano de mais conquistas.
Fonte: Exame,com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia