A Rolinha dos Olhos Azuis

Redescoberta após 75 anos de desaparecimento, a rolinha-do-planalto ( Columbina cyanopsis), é uma das aves mais raras do mundo, que se destaca por seus olhos azuis claros e pelas manchas azuis claras na plumagem castanho-avermelhada. O cerrado, ecossistema que abriga a espécie, bem como todos os outros biomas brasileiros correm o risco de perder a sua biodiversidade se o PEC que derruba a obrigatoriedade dos estudos de licenciamento ambiental for aprovada no Senado

Desaparecida há 75 anos, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopsis), uma das aves mais raras do mundo, foi "redescoberta" este mês no Cerrado de Minas Gerais por pesquisadores brasileiros durante um evento de birdwatching.
Espécie exclusiva do Brasil, a rolinha-do-planalto se destaca pelos olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas que sobressaem da plumagem castanho-avermelhada. O azul singular de seus olhos não era conhecido, porque os exemplares taxidermizados disponíveis em coleções ornitológicas não preservam as cores com exatidão. Além de obter a primeira foto da ave, os pesquisadores também fizeram o primeiro registro de sua vocalização. Descoberta em 1843, a espécie só foi vista novamente em 1904, depois, em 1941. Desde então a sua presença nunca mais foi registrada.
A ave foi avistada por acaso em junho de 2015 no cerrado de MG pelo ornitólogo Rafael Bessa. O achado foi mantido em segredo até o Congresso da Avistar que foi realizado entre os dias 20 e 22 de maio no Instituto Butantã, em São Paulo, onde  a ave foi apresentada como a "espécie X" do evento. Pela primeira vez na história, o seu canto foi ouvido pelo público presente.
Os pesquisadores estimaram a existência de apenas 12 indivíduos dessa espécie na natureza, o que os levaram a classificá-la como criticamente ameaçada. O local exato da redescoberta está sendo mantido em sigilo pelos pesquisadores e pelas instituições envolvidas. Segundo eles, o animal, por sua extrema raridade, é uma prova viva da importância dos estudos de licenciamento ambiental, cuja obrigatoriedade está sendo derrubada por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação no Senado Federal.
Para saber mais, clique nos links acima
Leia Mais:http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-redescobrem-especie-ave-desaparecida-ha-75-anos-,1871624
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia