Rainha ou Operária? Quem Decide é o MicroRNA das Plantas


Pesquisadores de uma universidade chinesa concluíram um estudo comprovando que a classe em que as larvas das abelhas melíferas vão pertencer quando adultas vai depender da quantidade de microRNAs de plantas que elas receberão na alimentação. Os microRNAs de plantas retardam o crescimento das abelhas e mantém os óvulos das fêmeas inativos. O estudo, publicado na revista PLoS Genetics, revelou que a rainha é a abelha maior e a única fértil da colmeia porque a geleia real que ela consome contém menos microRNAs que no alimento dado às operárias e zangões.

Há muito se sabe que o tipo de alimento consumido pelas abelhas melíferas (Apis mellifera) em sua fase de larva é o que vai determinar a sua classe social. Assim, as operárias e os zangões são alimentados com uma mistura de mel e pólen, conhecido como pão de abelha, enquanto as rainhas são alimentadas exclusivamente de geleia real.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nanjing (China) descobriu que os microRNAs de algumas plantas - molécula de ácido ribonucleico que controla a expressão do gene destes seres - retarda o crescimento das abelhas e mantém os óvulos das fêmeas inativos. Portanto, esta molécula regula o tipo de abelha em que cada larva irá tornar-se.
O estudo, publicado na revista PLoS Genetics, revela que a rainha é a abelha maior e a única fértil da colmeia porque a geleia real contém menos microRNAs que no pão de abelha.
Para obter estes resultados, os cientistas pesquisaram dois enxames de abelhas: um alimentado com pólen e mel suplementado com microRNAs de plantas e outro com os mesmos alimentos sem suplementos de microRNAs. Rapidamente os cientistas constataram que os indivíduos do primeiro grupo se desenvolviam mais lentamente e tinham um corpo e ovários menores que os do segundo enxame
Além disso, em experiências subsequentes eles descobriram que um dos ácidos ribonucleicos mais comuns em plantas afeta o gene TOR, que ajuda a determinar a casta dessa espécie de insetos.
De acordo com os autores, estes resultados mostram que o desenvolvimento de cada tipo de abelha é um processo mais complexo do que se pensava. E mostram a influência de microRNAs no desenvolvimento e evolução de algumas espécies.
Para saber mais acesse o artigo científico abaixo:
Kegan Zhu, et al. “Plant microRNAs in larval food regulate honeybee caste development”. PLOS Genetics. (2017) https://doi.org/10.1371/journal.pgen.1006946.g002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia