As Crianças e as suas Correlações Com a Natureza

<p>Niños y niñas de entre cuatro y siete años ya comienzan a relacionar el mundo vegetal con el animal. / UPV/EHU</p>
A partir de que idade as crianças começam a tomar conhecimento das inter-relações entre a vida animal e vegetal? Pesquisadores espanhóis analisaram desenhos espontâneos  que 328 crianças (162 meninas e 166 meninas) fizeram no ensino fundamental e constataram que nos estágios iniciais da educação elas já são capazes de distinguir conceitos biológicos fundamentais que pavimentam o caminho para a compreensão dos fenômenos naturais. 

A partir de que idade as crianças começam a tomar conhecimento das inter-relações entre a vida animal e vegetal? Uma equipe de pesquisadores da Universidade do País Basco (UPV / EHU), na Espanha, detectou que crianças entre quatro e sete anos já começam a relacionar o mundo das plantas com o animal, quando são solicitadas a desenhar plantas. Pesquisadores estudaram os desenhos espontâneos que 162 meninas e 166 meninas (no total, 328 crianças) fizeram nos últimos anos da educação infantil e no primeiro ano e constataram que nos estágios iniciais da educação elas já são capazes de distinguir conceitos biológicos fundamentais que pavimentam o caminho para a compreensão dos fenômenos naturais. Consequentemente, também é possível incorporar material didático sobre conceitos relacionados à biologia ou sustentabilidade na primeira infância e educação primária.
Os desenhos foram feitos individualmente em uma sala adjacente à aula ou em um espaço específico na mesma sala de aula. As crianças não receberam qualquer indicação adicional ou explicação sobre plantas, animais ou interações entre elas, seja na apresentação inicial da atividade ou durante reuniões individuais.
O estudo foi realizado em seis escolas (cinco em Bizkaia e uma em Burgos). Três centros estão localizados em áreas urbanas com mais de 75.000 habitantes e os demais estão localizados em áreas rurais com uma população de menos de 6.000 habitantes. A distância entre os centros não excede cem quilômetros.
Ao analisar os desenhos, observa-se como as crianças relacionam corretamente o mundo animal e vegetal. Por exemplo, elas mostram animais se alimentando de plantas. Ou seja, antes dos oito anos conhecem e diferenciam seres vivos e até entidades inertes como o sol, nuvens ou veículos. Naturalmente, quanto mais idades elas têm, mais freqüentemente desenham animais e plantas relacionados entre si.
Segundo os autores do estudo, as evidências são consistentes com a suposição de que, antes dos oito anos de idade, as crianças começam a entender a interdependência entre os seres vivos nos ecossistemas. Esta circunstância é uma oportunidade para refletir sobre as conexões ecológicas entre os seres vivos, incluindo os seres humanos. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Sustainability.
Para saber mais, clique nos links acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

A Importância Ecológica das Baratas

Sensibilidade e Especificidade