Poliamor: Uma Ameaça à Sobrevivência de um Certo Periquito Australiano


A predação das fêmeas de uma especie de psitacídeo australiano por marsupiais planadores tem alterado os hábitos monogâmicos destas aves e e reduzido a taxa de sobrevivência de seus filhotes.. Uma disparidade significativa no número de machos e fêmeas nos locais de reprodução das florestas de eucaliptos no sudeste da Tasmânia proporcionou um comportamento incomum dos machos e fêmeas da espécie. A razão atual de acasalamentos é de três machos para cada fêmea. 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália, publicado no Journal of Animal Ecology, revelou a existência de uma escassez crônica de fêmeas da espécie Lathamus discolor, psitacídeos mais conhecidos como "swift parrots" ("papagaios-velozes", em tradução livre). O motivo: a predação intensiva por marsupiais planadores conhecidos como petauros-do-açúcar (Petaurus breviceps) vem interferindo nos hábitos monogâmicos de reprodução da ave e reduzindo a taxa de sobrevivência de seus filhotes.
Segundo matéria que saiu no The Guardian, a predação por petauros-do-açúcar - animais que foram introduzidos na Tasmânia a partir da Austrália continental no século XIX - mudou a proporção entre os sexos na população dos psitacídeos de um número aproximadamente igual de aves masculinas e femininas para três machos para cada fêmea.O estudo aponta que o comportamento incomum foi causado por uma disparidade significativa no número de machos e fêmeas nos locais de reprodução das florestas de eucaliptos no sudeste da Tasmânia. Excedentes solteiros do sexo masculino estavam pressionando fêmeas acasaladas para o sexo e se metendo em brigas com machos pareados.
As fêmeas correm mais risco de predação porque os marsupiais atacam seus ninhos nos ocos das árvores enquanto as fêmeas estão incubando seus ovos.O desequilíbrio entre os gênero está de fato causando estragos nas vidas amorosas e no sistema habitual de acasalamento destas aves que, normalmente, são bastante conservadoras, com seus hábitos de acasalamento, admitindo apenas pares monogâmicos. No momento, com o excesso de machos solteiros a coisa mudou de figura. É um tal dos machos aparecerem nos ninhos dos casais em reprodução e perseguirem as fêmeas sem parar.
As fêmeas geralmente cedem "mas elas fazem isso sorrateiramente pelas costas do macho residente", diz o prof. Rob Heinsohn, lider da pesquisa. Os machos reprodutores passam a maior parte do tempo lutando contra os solteiros atrevidos.
Pesquisadores coletaram amostras de sangue de filhotes para realizar uma análise de DNA e descobriram que mais da metade dos ninhos tinham filhotes com mais de um pai."Eles estão gastando muito do seu tempo, o macho na defesa da fêmea e a fêmea evitando ser assediada, que isto está afetando sua capacidade de obter comida", disse Heinsohn. Os números de indivíduos desta espécie já diminuíram significativamente nos últimos quatro anos. Estima-se que apenas 1.000 casais ainda se mantenham.
Os conservacionistas introduziram medidas para controlar os marsupiais planadores , como a instalação de caixas de ninho sensíveis à luz que se fecham à noite, bloqueando a entrada dos planadores noturnos e trabalhando junto ao governo da Tasmânia em possíveis métodos de redução do número desses animais. A perda do habitat é um outro fator que tem contribuído para o declínio dos psitacídeos australianos.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia