O Espinafre da Juventude

O marinheiro Popeye, personagem icônico criado pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar chegou aos 90 anos e ganhou uma versão totalmente repaginada e politicamente correta. Para conquistar o público mais jovem, uma série chamada Popeye's Island Adventures, que está sendo exibida pelo YouTube mostra um Popeye bem diferente do marinheiro dos anos 1930. Na série, Popeye aparece mais jovem, com cabelos loiros por baixo do chapéu de marinheiro, não usa mais cachimbo, respeita o meio ambiente e, ao invés de usar suas tradicionais latas de espinafre ( o segredo de sua força descomunal), cultiva a planta no teto de sua casa.

Deu no New York Times! O marinho Popeye, personagem icônico criado pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar chegou aos 90 anos e ganhou uma versão totalmente repaginada e politicamente correta. Sempre com o cachimbo na boca, o chapéu de marinheiro e a âncora tatuada em seu braço musculoso, Popeye se tornou um verdadeiro fenômeno nos anos 1930, protagonizando ao longo do tempo curtas-metragens, desenhos animados, quadrinhos, jogos de videogame, campanhas publicitárias e um filme da Disney, de Robert Altman, com o personagem sendo interpretado por Robin Williams.
Na versão original, Popeye tem o rosto meio deformado, sempre com um olho fechado e com um problema grave de fala. Quando precisa de uma força extra, Popeye come uma lata de espinafre e ganha uma força anormal.
Para comemorar o aniversário, o marujo ganhou uma nova versão, bem diferente da original, para conquistar o público mais jovem, chamada Popeye's Island Adventures, que está sendo exibida pelo YouTube.
Na série, Popeye aparece mais jovem, com cabelos loiros por baixo do chapéu de marinheiro, respeita o meio ambiente e, ao invés de usar suas tradicionais latas de espinafre, cultiva a planta no teto de sua casa. Seu inimigo, Brutus, não usa mais barba e não se interessa mais por Olívia Palito e tem como missão roubar os espinafres de Popeye, que contêm poderes mágicos.
Nessa versão politicamente correta, Olívia é uma inventora empoderada, independente e que ajuda Popeye em suas aventuras. O desenho tem sido criticado na internet, já que nem o cachimbo está presente, tendo sido substituído por um apito. A sequência tem 25 episódios, cada um de dois minutos e sem diálogos.
Nos anos 1930, Popeye incentivou milhões de crianças a consumirem espinafre, vegetal responsável por sua força. O consumo da planta aumentou em 30%, o que fez os agricultores da cidade americana de Crystal City e a indústria de Arkansas erguerem estátuas em agradecimento ao marujo. 
Quando era criança, Segar sempre recebia um conselho de um velho marinheiro escocês: se quisesse ficar forte e ser capaz até de derrubar um elefante (!), ele deveria comer muito espinafre. Popeye apareceu pela primeira vez como figurante em 17 de janeiro de 1929, numa tira do jornal Evening Journal, de Nova York, mas fez tanto sucesso que logo se tornou protagonista de sua própria tira. Quando precisou explicar a força descomunal do novo personagem, Segar não teve dúvidas e deu todo o crédito ao espinafre.
O espinafre, é claro, está longe de ser o alimento poderoso exibido nas aventuras de Popeye, mas não deixa de ser um alimento importante. A Spinacia oleracea, nome pelo qual o espinafre é conhecido cientificamente, tem várias espécies diferentes, inclusive originárias de diferentes regiões do planeta. O espinafre é rico em niacina e zinco, bem como proteínas, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, e manganês.
O espinafre é conhecido pelas suas propriedades nutricionais que o caracterizam como uma planta com notável capacidade para restaurar a energia, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia