O Primeiro Tweet da História



Criada há 13 anos, o Twitter, uma rede social que conta atualmente com 284 milhões de usuários registrados, surgiu da ideia inicial dos seus fundadores em criar uma rede social que fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Porém, pouco mais de 24 milhões dos 284 milhões de usuários do Twitter nunca tuitaram, retuitaram ou curtiram uma mensagem publicada no microblog. 

Há exatos 13 anos , em 21 de março de 2006, nascia o primeiro tweet da história. Nesse dia, um de seus criadores, o americano Jack Dorsey, gerou automaticamente uma mensagem que consistia em 24 caracteres. Enviada às 12h50 (horário de São Francisco, EUA), a mensagem dizia o seguinte: "Just setting up my twttr" (apenas criando o meu twitter). Doze minutos depois, Dorsey lançou o primeiro tweet escrito por um humano: “inviting coworkers” (convidando meus colegas de trabalho).
Lançado em julho de 2006 nos Estados Unidos, a ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo.
Hoje, milhões de pessoas se esforçam para incluir em 280 caracteres seus pensamentos para compartilhar com o mundo. 
O primeiro protótipo foi utilizado internamente entre os funcionários da Odeo uma empresa de base tecnológica sediada em San Francisco especializada em podcast, que teve a infelicidade de ser nascido justo no momento em que a Apple introduzia o podcasting no seu leitor iTunes. Seu diretor, Noah Glass, incentivou seus funcionários a pensar em outros produtos que pudessem garantir a viabilidade da empresa.
Aqueles funcionários eram ninguém menos que o próprio Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Evan Henshaw-Plath, que conceberam em poucos dias o que é agora o Twitter. Menos Dorsey e Williams, os outros acabaram se desligando do projeto pouco depois. 
Parece um começo desapaixonado para uma invenção que se tornou um dos principais canais de informação e comunicação em nível global. No início, um dos nomes cogitados para a rede social era “Friendstalker”. Foram testados vários nomes até se chegar a Twitter. A escolha foi feita por Noah Glass, que passou uma noite folheando o dicionário até achar uma palavra que representasse bem a ideia de Dorsey. “Twitter” foi o escolhido no final. Biz Stone ficou responsável pelo design e aparência da rede social. Evan Williams foi o cara que bancou o primeiro ano do Twitter praticamente sozinho.
Dorsey foi o primeiro presidente do Twitter, que tornou-se uma empresa independente em 2007.
Ah, a título de curiosidade, o pássaro símbolo do Twitter se chama Larry.
Para saber mais, clique nos links

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia