A Inteligência Artificial No Seu Dia a Dia


Muito referenciada na ficção científica, a Inteligência Artificial vem ocupando lugar de destaque no cotidiano das pessoas. Dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente, a AI pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor. A IA já está presente hoje em diversos setores, como saúde, construção, transporte, entretenimento, entre outros. Grandes exemplos de sua aplicação são: veículos autônomos, reconhecimento automático de voz, tradução instantânea, reconhecimento facial e assistentes de voz.


Quando se fala em Inteligência Artificial (IA) você pensa logo que isso é coisa de filmes de ficção científica ou de longas baseados no universo das histórias em quadrinhos. Normalmente, você imagina que a AI é um assunto muito distante da sua realidade, que pertence a um futuro muito muito distante. Sinto dizer que estás muito enganado, meu amigo. Hoje, em pleno século XXI, é praticamente impossível viver com incertezas e sem saber realmente o que é Inteligência Artificial, como funciona e como ela está presente no nosso dia a dia.
Então, vamos começar. "De forma simples, a inteligência artificial é a capacidade de uma máquina ou de um programa de computador aprender, pensar e agir como seres humanos. É um ramo da ciência da computação que cria algoritmos de aprendizagem para simular capacidades humanas.
É o uso da computação para entender a inteligência humana e construir dispositivos com capacidade para pensarem e executarem tarefas como nós e para nós."O cientista estadunidense John McCarthy foi quem cunhou o termo em 1956 numa conferência de especialistas em ciência da computação realizada no Darmouth Colege. É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
No cinema, temos o filme Metropolis, de 1927, como o marco da aparição da IA nas telonas. O clássico do austríaco Fritz Lang em parceria com Thea von Harbou (autora do romance no qual a película é baseada) causou um grande impacto no mundo cinematográfico, não só na época do seu lançamento como até hoje."O filme se passa no ano de 2026 e mostra um mundo devastado no qual os poderosos vivem bem na superfície da Terra enquanto os trabalhadores sobrevivem no subterrâneo, trabalhando incessantemente para manter essa estrutura".
É aí que Joh Federsen (interpretado por Alfred Abel), o capitalista insensível que controla a metrópole, resolve mandar o robô inteligente recém-criado por um de seus funcionários para o centro da vida dos operários. O androide tem a aparência de Maria (Brigitte Helm), uma das líderes do proletariado, e tem como objetivo semear a discórdia entre os trabalhadores.
Daí em diante, são vários os exemplos de filmes que utilizam a AI na trama dos seus enredos. Porém, em 2001, cineasta Steven Spielberg trouxe para a história do cinema a obra mais marcante das últimas décadas quando se fala em IA.
O filme A.I.- Inteligência Artificial, idealizado por Stanley Kubrick, se "passa no futuro e mostra as tensas relações sociais entre humanos e robôs, focando especialmente na família Swinton. Eles têm um “filho adotivo”, o robô David (interpretado por Haley Joel Osment), que é amado por sua mãe, mas nem tanto por seu irmão, que é humano.
A obra de Spielberg lida de forma primorosa com as questões éticas envolvendo a Inteligência Artificial, a humanidade presente nas máquinas inteligentes e também as consequências de desastres sociais e ambientais no planeta Terra".
Mas, voltando a nossa realidade. A IA já está presente hoje em diversos setores, como saúde, construção, transporte, entretenimento, entre outros. Grandes exemplos de sua aplicação são: veículos autônomos como os produzidos pela Tesla, reconhecimento automático de voz, tradução instantânea, reconhecimento facial e assistentes de voz. Por exemplo, quando você acessa a Netflix e se depara com uma lista de filmes recomendados para você, é pura Inteligência Artificial em ação, a plataforma monitora as escolhas que você faz, insere-os em um algoritmo de aprendizado e sugere filmes com base em seus interesses.Veja, por meio de outros exemplos simples, como a Inteligência Artificial já está inserida no seu dia a dia:
"Reconhecimento de voz: milhões de pessoas já usam os aplicativos de reconhecimento de voz, conhecidos também como assistentes, para executar comandos. Os mais utilizados são o Siri, Alexa e Google Assistant. Por exemplo, você não precisa digitar mais no teclado digital do celular para pesquisar no Google. Basta usar o comando ‘pesquisa por voz’. Outra função notável é que a aprendizagem desses assistentes sobre os usuários é tão contínua que chega ao ponto de antecipar as necessidades, eles perguntam se você precisa de algo.
Reconhecimento de imagem: muito popular na detecção de amigos em fotos postadas no Facebook, o reconhecimento de imagem já é bastante utilizado por outros aplicativos, sistema de segurança e até mesmo em empresas para identificação de funcionários.
Otimização de rotas: recurso bastante utilizado pelo Waze, Uber e outros aplicativos de transporte para otimizar rotas e melhorar a navegação no tráfego.
De acordo com a Pesquisa IT Leaders 2017, realizada pela revista Computerworld, a inteligência artificial assume posições de destaque e prioridade para os próximos anos. "A inteligência artificial é um grande guarda-chuva, são muitos termos relacionados com esse conceito. Dessa forma, Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina não tem o mesmo significado, são termos usados de forma integrada. A IA é mais ampla, é o destino, já o aprendizado da máquina é uma aplicação, é um caminho que faz parte da IA".
Para saber mais, clique nos links acima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia