Todas as Aves São Dinossauros, Mas Nem Todos os Dinossauros São Aves.

As aves modernas são descendentes de uma linhagem de dinossauros que evoluiu, perdeu os dentes, bateu asas e voou. Isso  não quer dizer que todo dinossauro virou ave. O Triceratops, por exemplo, era um dinossauro não-aviano. Aliás, nem todo réptil do período Jurássico era um dinossauro. A cultura popular, de um modo geral, e até mesmo os filmes da franquia Jurassic Park, dinossauros e não-dinossauros são muitas vezes indiscriminadamente misturados sem pensar muito no fato de que a palavra dinossauro não se aplica a qualquer coisa. . Dinosauria é um termo científico com um significado estrito com uma associação definida que designa o grupo que contém o mais recente ancestral comum das aves e o dinossauro não-aviano Triceratops, incluindo todos os descendentes daquele ancestral comum.


Brian Switek - um escritor de ciências freelance especializado em evolução, paleontologia e história natural e que escreve regularmente no seu blog na Scientific American- publicou no final de 2017 uma matéria intitulada "What makes a dinosaur a dinosaur?" (O que faz de um dinossauro um dinossauro?). À época, essa matéria foi traduzida para o português e publicada no site evolucionismo.org com esse mesmo título. Aproveitando algumas informações interessantes no texto postado, elaborei essa postagem que vocês estão lendo. 
Hoje em dia todo mundo sabe que as aves são remanescentes dos dinossauros, oriundas de a uma linhagem desses animais que, num passado não muito distante, evoluiu, bateu asas e voou
Segundo o texto, a ideia de que a palavra dinossauro se refere a qualquer criatura reptiliana característica “é devida a inúmeros livros infantis e produtos comerciais que tratam qualquer animal extinto grande ou bizarro como um ‘dinossauro." Inclusive, na cultura popular, de um modo geral, e até mesmo os filmes da franquia Jurassic Park, dinossauros e não-dinossauros são muitas vezes indiscriminadamente misturados sem pensar muito no fato de que a palavra dinossauro não se aplica a qualquer coisa. Como diz no texto, “Dinossauro” não é apenas um termo popular para qualquer coisa escamosa e extinta. "É um termo científico com um significado estrito com uma associação definida. Dinosauria é um grupo que contém o mais recente ancestral comum das aves – como um pombo desses de rua – e o dinossauro não-aviano Triceratops incluindo todos os descendentes daquele ancestral comum".
Existem algumas características reveladoras dos membros posteriores que permitem aos especialistas separar os dinossauros dos não-dinossauros, indo até as primeiras espécies", diz Hans-Dieter Sues, o curador de paleontologia de vertebrados do Smithsonian, "mas a visão geral é que se você pegar o Triceratops em uma mão e um pombo na outra e descer ao seu último ancestral comum; cada animal que cai dentro desse grupo conta como um dinossauro e compartilha certas características em comum".
O texto informa que "esses animais muito diferentes compartilham alguns traços-chave: todos eles punham e eclodiram de ovos, por exemplo, e todos os dinossauros dentados substituíram constantemente seu aparato dental ao longo de toda a vida".
Os dinossauros são muito diversos. "Os paleontologistas reconheceram mais de 1.000 espécies não-avianas distintas, desde minúsculos caçadores de insetos de penas até gigantes que cresceram até mais de 30 metros de comprimento e pesavam mais de 70 toneladas. Havia dinossauros com chifres, dinossauros encouraçados, dinossauros com cabeça em cúpula, dinossauros com crista, dinossauros de pescoço comprido, dinossauros com garras em foice e dinossauros que rasgavam a carne. A maioria viveu uma existência inteiramente terrestre, mas algumas vezes foram encontradas em lagos e rios." 
"Em 1888, o paleontólogo britânico Harry Govier Seeley argumentou que Dinosauria [grupo criado pelo também paleontólogo e biólogo britânico Richard Owen] não era um grupo natural, mas sim uma mistura do que ele via como dois grupos muito diferentes de répteis antigos. Seeley separou esses dois grupos com base na sua forma de quadril. Havia Saurischia, que ele definia por seu tipo de quadril semelhante ao de lagartos, e incluía os dinossauros saurópodes e terópodes. E também havia Ornithischia, que tinha um tipo de quadril mais parecido com o de uma ave, e continha dinossauros encouraçados, dinossauros com chifres, dinossauros de bico de pato e seus parentes. (A ironia é que agora sabemos que os dinossauros de “quadris de aves” não são parentes próximos das aves. As aves são tecnicamente dinossauros saurísquios com quadris altamente modificados.)
Os paleontólogos combinaram as ideias de Owen e Seeley. Hoje acredita-se que Dinosauria é um grupo real, ancorado em características compartilhadas por ancestralidade comum à exclusão de outros animais. Mas os saurísquios e os ornitísquios são os dois ramos principais, com linhagens mais específicas dispostas ao longo de cada um deles. Outras ideias surgiram e desapareceram, mas essa visão da árvore genealógica dos dinossauros permaneceu estável. Então, no início de 2017, um estudo do paleontólogo Matthew Baron e seus colegas abalou as coisas.
Em vez de encontrar o arranjo tradicional, a nova análise feita por Baron e seus colegas resultou em algo diferente. Os dinossauros permaneceram como um grupo natural, mas os dinossauros terópodes surgiram como parentes próximos dos ornitísquios – normalmente posicionados do outro lado da árvore genealógica – e os dinossauros saurópodes apareciam como parentes de um enigmático grupo de dinossauros carnívoros primitivos chamados herrerassáurideos. Os pesquisadores decidiram chamar o grupo de Ornithoscelida (um termo cunhado pelo naturalista do século XIX Thomas Henry Huxley) e manteve Saurischia para o outro grupo."
É claro que a história não termina por aí. Basta aparecer um novo fóssil para que haja uma nova reviravolta no mundo da paleontologia.
Para saber mais, clique nos links acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia