Tem Funk na História das Vitaminas?

O bioquímico polonês Kazimierz Funk (1884-1967), mais conhecido pela forma americana do seu nome, Casimir Funk,  geralmente leva os créditos pela primeira formulação do conceito de vitaminas, em 1912. Nascido em Varsóvia e naturalizado americano em 1920, Funk se notabilizou pelas pesquisas que levaram a descoberta de certas doenças que tinham origem na deficiência de vitaminas no organismo Ele cunhou o termo vitamina como uma combinação de termos latinos vita = vida e amina = composto orgânico contendo nitrogênio, para designar os fatores existentes nos alimentos, essenciais para a manutenção da vida


Sim e não. Se você está pensando no gênero musical que surgiu nas comunidades afro-americanas em meados da década de 1960 - quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues- a resposta é não. Agora, se você está se referindo ao bioquímico polonês naturalizado americano, Casimir Funk, creditado com a descoberta das vitaminas, a resposta é sim. 
Kazimierz Funk (1884-1967), mais conhecido pela forma americana do seu nome, Casimir Funk, foi um bioquímico polonês que geralmente leva os créditos pela primeira formulação do conceito de vitaminas, em 1912
Nascido em Varsóvia e naturalizado americano em 1920, Funk se notabilizou pelas pesquisas que levaram a descoberta de certas doenças que tinham origem na deficiência de vitaminas no organismo Ele cunhou o termo vitamina como uma combinação de termos latinos vita = vida e amina = composto orgânico contendo nitrogênio, para designar os fatores existentes nos alimentos, essenciais para a manutenção da vida (apesar de que se descobriu depois que a maioria das vitaminas não são aminas), as quais declarou serem necessárias para uma saúde normal e para a prevenção de doenças provocadas pelas suas deficiências. Depois verificou-se que nem todas as vitaminas contêm nitrogênio, mas o termo não foi mais revertido. 
Em 1911, o bioquímico polonês descobriu na casca do arroz um "fator anti-beriberi" (que hoje sabemos ser a vitamina B6 ou niacina), que era capaz de corrigir a doença experimentalmente em animais e seres humanosMais tarde, Funk postulou a existência de quatro dessas tais substâncias, a B1, B2, C e D. Também contribuiu para o conhecimento dos hormônios da glândula pituitária e as glândulas sexuais e enfatizou a importância do equilíbrio entre hormônios e vitaminas.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia