Coração Valente

Uma equipe de pesquisadores europeus constataram que o peixe-zebra (Danio rerio) podem reparar os danos das células do miocárdio, substituindo as células afetadas por células muito particulares.  Após um infarto agudo do miocárdio, milhões de células cardíacas, chamadas cardiomiócitos, morrem e são substituídas por uma cicatriz. Nos mamíferos, o músculo cardíaco tem uma capacidade muito limitada de se recuperar após um ataque cardíaco. No entanto, em outros vertebrados, como o peixe-zebra o reparo pode ser total. 


Uma equipe de cientistas do Instituto de Anatomia da Universidade de Berna (Suíça) publicou um artigo na revista Cell Reports que mostra que o peixe-zebra (Danio rerio) podem reparar os danos das células do miocárdio, substituindo as células afetadas por células muito particulares. 
Após um infarto agudo do miocárdio, milhões de células cardíacas, chamadas cardiomiócitos, morrem e são substituídas por uma cicatriz. Nos mamíferos, o músculo cardíaco tem uma capacidade muito limitada de se recuperar após um ataque cardíaco. No entanto, em outros vertebrados, como o peixe-zebra o reparo pode ser total. 
Também conhecido pelos nomes de bandeirinha, danio-zebra, paulistinha e bandeira-paulista, O peixe-zebra é um modelo animal que compartilha a maior parte de seus genes com os seres humanos, sendo muito utilizado utilizado em pesquisas genéticas e análises voltadas para a biologia do desenvolvimento. Sua notável capacidade de regeneração tem sido importante para a criação de linhagens transgênicas.
Graças ao uso de ferramentas transgênicas, os pesquisadores conseguiram identificar um pequeno subconjunto de cardiomiócitos no coração do peixe-zebra, marcado por uma expressão do gene sox10 que havia se expandido mais do que o resto das células do miocárdio em resposta a lesão.
Essas células diferiam do restante do miocárdio também em seu perfil de expressão gênica, sugerindo que elas representavam um grupo específico de células. Além disso, ao apagar experimentalmente essas pequenas células, a regeneração do coração foi prejudicada.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia