A Atriz de Hollywood Que Inventou o Wi-Fi

Conhecida do mundo cinematográfico por atuações em filmes como o clássico bíblico Sansão e Dalila de 1949, a atriz austríaca radicada nos Estados Unidos, Hedy Lamarr (1914-2000), também ganhou notoriedade no mundo tecnológico. Ela inventou e patentou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum, ou o espectro de difusão de frequência variável), uma tecnologia necessária para a existência dos atuais Wi-fi, do bluetooth e dos telefones celulares. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas. A ideia do aparelho de frequência serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA, usada em telefonia celular.

Há exatos 105 anos nascia a austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler que, mais tarde , se tornaria estrela de Hollywood e adotaria o nome artístico de Hedy Lamarr (1914-2000). A trajetória cinematográfica de de Hedy Lammarr é conhecida do grande público. Em seu tempo, ela foi uma das atrizes mais belas e prestigiadas de Hollywood. Protagonista da versão para o cinema do clássico bíblico Sansão e Dalila de 1949, Hedy também foi a primeira mulher a ficar nua nas telas e a primeira a protagonizar uma cena de orgasmo feminino na história do cinema. Um outro pioneirismo de Lamarr - este já desconhecido do grande público- foi inventar e patentear um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum, ou o espectro de difusão de frequência variável).
Lamarr inventou o sistema que serviu de base para os telefones celulares. Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas que patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome.
De acordo com a Wikipédia, a ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano. Eles brincavam de dueto, ela repetindo em outra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos e constataram que duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Basta que façam isso simultaneamente.
Juntos, Antheil e Lamarr submeteram a ideia ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou, em junho de 1941. Em agosto de 1942, foi patenteado por Antheil e "Hedy Kiesler Markey". A versão inicial consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, mas a ideia pareceu difícil de realizar na época.
A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA, usada em telefones celulares.
Patentes similares foram registradas por outros países, tais como a Alemanha, em 1935, em que os engenheiros da Telefunken Paul Kotowski e Kurt Dannehl registraram as patentes em 1939 e 1940.
Em 2014 a atriz foi foi induzida como membro no National Inventors Hall of Fame. Em 2005, o dia do seu nascimento, 9 de novembro, foi instituído na Alemanha como o Dia do inventor, em sua honra.

Para saber mais, clique nos links acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia