Mais Rápido Que a Lei de Moore

O custo com as tecnologias de sequenciamento de DNA vem caindo acentuadamente ao longo das duas últimas décadas e tem proporcionado estudos bem mais aprimorados de microbiomas, genômica e metagenômica. A velocidade de queda nos custos de sequenciamento tem sido bem mais rápida do que a preconizada pela famosa lei de Moore, adotada como parâmetros em  diversos setores da área de tecnologia. A Lei de Moore é conhecida por descrever uma tendência de longo prazo na indústria de hardware de computadores projetando a duplicação da 'potência computacional' a cada dois anos.


Por muitos anos, o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI, na sigla em inglês) vem acompanhando os custos associados ao sequenciamento de DNA realizados nos centros de sequenciamento financiados pelo Instituto e tem constatado que essa tecnologia se tornou mais barata em um ritmo bem mais rápido que a lei de Moore ao longo dos anos 2010. 
Os dados de contabilidade de custos apresentados pelo NHGRI são resumidos em relação a duas métricas: (1) "Custo por Megabase de Sequência de DNA" - o custo de determinar uma megabase (Mb; um milhão de bases) de sequência de DNA de uma qualidade especificada (ver  gráficos abaixo); (2) "Custo por Genoma" - o custo de sequenciar um genoma do tamanho do humano. Para cada um, é fornecido um gráfico mostrando os dados desde 2001; além disso, os números reais refletidos pelos gráficos são fornecidos em uma tabela de resumo.



Nos dois gráficos disponibilizados pelo Instituto,é possível observar: (1) o uso de uma escala logarítmica no eixo Y; e (2) o deslocamento súbito e profundo da Lei de Moore a partir de janeiro de 2008. Este último representa o momento em que os centros de sequenciamento passaram da transição das tecnologias de sequenciamento de DNA baseada em Sanger (sequenciamento por terminação da cadeia didesoxi) para a 'segunda geração' (ou  'última geração'). 
Os dados hipotéticos mostrados nos gráficos refletem a Lei de Moore, que descreve uma tendência de longo prazo na indústria de hardware de computadores que envolve a duplicação da 'potência computacional' a cada dois anos. Considera-se que as melhorias tecnológicas que 'acompanham' a Lei de Moore estão indo extremamente bem, tornando-a útil para comparação.
A Lei de Moore descreve uma força motriz de mudança tecnológica e social, produtividade e crescimento econômico, Trata-se de uma observação e projeção de uma tendência histórica. Portanto, é um relacionamento empírico e não uma lei física ou natural .
Os dados exibidos nos gráficos, no entanto, não capturam todos os custos associados ao Programa de Sequenciamento de Genoma em Grande Escala do NHGRI. Os centros de sequenciamento realizam uma série de atividades adicionais cujos custos não são apropriados para incluir no cálculo dos custos do sequenciamento de DNA orientado à produção. Em outras palavras, o NHGRI faz uma distinção entre atividades de 'produção' e atividades de 'não produção'. As atividades de produção são essenciais para a geração rotineira de grandes quantidades de dados de sequência de DNA de qualidade disponibilizados em bancos de dados públicos; os custos associados ao sequenciamento de DNA de produção são resumidos  e representados nos dois gráficos mostrados acima.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia