Cientistas Confirmam Parentesco de Bisneto de Toro Sentado

Graças a uma nova técnica de genética forense foi possível confirmar pela primeira vez a relação familiar entre um descendente do chefe sioux Toro Sentado. Um trabalho científico publicado essa semana na Science Advances comparou o DNA extraído de uma mecha de cabelo do líder indígena  assassinado em 1890, com o de seu suposto descendente vivo mais próximo, o seu bisneto Ernie Lapoint. Até este estudo, a relação familiar entre LaPointe e Touro Sentado era baseada em certidões de nascimento e óbito, uma árvore genealógica e uma revisão de registros históricos. Esta nova análise genética fornece uma linha adicional de evidência para reforçar seu parentesco.


Um trabalho de genética forense comparou o DNA extraído de uma mecha de cabelo do líder indígena Touro Sentado, assassinado em 1890, com o de seu suposto descendente vivo mais próximo, o seu bisneto Ernie Lapoint. Graças a uma nova técnica de estudo do DNA foi possível confirmar pela primeira vez uma relação familiar entre gente viva e histórica, mostra que o chefe sioux era seu bisavô.
Ao contrário das análises genéticas anteriores, baseadas em marcadores uniparentais, a confirmação do parentesco foi possível em virtude do desenvolvimento de um novo método de análise de linhagens familiares a partir de fragmentos de DNA antigo.
A técnica foi desenvolvida por uma equipe de cientistas liderada por Eske Willerslev , da Universidade de Cambridge (Reino Unido), e pelo Lundbeck Foundation Center for Geogenetics (Dinamarca), que levou 14 anos para encontrar uma forma de extrair o DNA de uma peça de cerca de seis centímetros de cabelo.
O método, que pode ser usado com dados genéticos muito limitados e até deteriorados como neste caso (depois de levar um século à temperatura ambiente em um museu), está voltado para o DNA autossômico - herdado 50% do pai e da mãe e que permite verificar coincidências genéticas se o ancestral é do lado paterno ou materno - incorporando os fragmentos genéticos extraídos da amostra corporal.
Até este estudo, a relação familiar entre LaPointe e Touro Sentado era baseada em certidões de nascimento e óbito, uma árvore genealógica e uma revisão de registros históricos. Esta nova análise genética fornece uma linha adicional de evidência para reforçar seu parentesco.
Tatanka Iyotake , mais conhecido como Touro Sentado , era o líder dos Hunkpapa Lakota Sioux . Ele nasceu em 1831 e foi morto a tiros pela polícia nativa americana quando tentaram prendê-lo em 1890. Alguns anos antes, ele liderou a batalha épica de Little Big Horn, conhecido como Greasy Grass, derrotando o General Custer.
Tornou-se um símbolo de luta para os nativos americanos, Touro Sentado foi enterrado em Fort Yates em Dakota do Norte, a atual Reserva Indígena Standing Rock, mas o paradeiro real de seus restos mortais não estava claro até agora.
Uma mecha de cabelo de Touro Sentado foi cortada sem permissão antes de seu enterro pelo cirurgião em Fort Yates que também levou uma calça de pano de lembrança. Ambas peças acabaram parando no Smithsonian Institute de Washington, que as devolveu aos seus supostos descendentes numa cerimônia solene em 2007.
De acordo com os autores, o trabalho abre caminho para testes de DNA semelhantes sobre a determinação do parentesco entre muitas outras figuras históricas falecidas há muito tempo e seus possíveis descendentes vivos. O estudo científico sobre esse caso foi publicado na edição mais recente do periódico Science Advances.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética