O Fungo "Zumbificador" Existe e Pode Ser Encontrado no Brasil



A série The Last of Us da HBO apresenta uma América devastada por uma doença misteriosa provocada por um fungo que invade a mente das pessoas, transformando elas em zumbis. Esse fungo existe realmente e se chama Cordyceps. Porém, não atinge o ser humano, sendo especialista em invadir o corpo de artrópodes, principalmente formigas, assumindo o controle das funções do animal afetado e alterando completamente os seu padrões comportamentais. Descoberto em 1859 pelo naturalista Alfred Russel Wallace, esse fungo ocorre em florestas tropicais e pode ser encontrado no Brasil. 



Na série The Last of Us do canal HBO, o espectador é apresentado a uma América pós-apocalítptica, devastada por uma doença misteriosa provocada por um fungo que invade a mente das pessoas, transformando elas em zumbis. O fungo em questão existe de fato e se chama Cordyceps, e é especialista em invadir o corpo de artrópodes, principalmente formigas, assumindo o controle das funções do animal afetado e alterando completamente os seu padrões comportamentais. Mas, calma! Diferente da série, esse fungo não afeta os humanos, porém os animais que ele afeta são completamente tomados por ele, tanto suas funções motoras, quanto as nervosas. O organismo humano possui anticorpos e sistemas de defesa para evitar uma infecção pelo fungo Cordyceps. Pode ficar tranquilo.
Descoberto em 1859 pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace (o mesmo da Teoria da Evolução), o fungo Cordyceps recebeu o nome científico de Ophiocordyceps unilateralis e ele ocorre principalmente em florestas tropicais como a Amazônica, podendo então ser encontrado até no Brasil. O nome científico do fungo às vezes é escrito como Ophiocordyceps unilateralis sensu lato , que significa 'no sentido amplo', porque a espécie na verdade representa um complexo de muitas espécies dentro de O. unilateralis.
Assim como no game homônimo de 2013 que lhe deu origem, na série da HBO, a raça humana é atacada por uma doença fictícia chamada Infecção Cerebral do Cordyceps (CBI), resultante de uma mutação. No jogo, o fungo se espalha pelo mundo através de plantações infectadas e ao migrar para os humanos, transforma suas vítimas em zumbis vorazes que atacam outras pessoas de forma irracional.
Na série da HBO, ao que parece, a infecção é feita somente através das mordidas. Na vida real, a contaminação pelo fungo ocorre por esporos que entram em contato direto com a superfície externa da formiga ou de algum outro inseto. Dentro do corpo da formiga,o fungo se desenvolve consumindo estruturas musculares do inseto. Até aí, tudo bem, a formiga continua levando a sua vida normalmente. Porém, cerca de uma ou duas semanas após a infecção, o fungo continua se desenvolvendo até atingir o sistema nervoso central do inseto.
"A partir daí, a formiga começa a se movimentar de maneira diferente, apresentando movimentos trêmulos e frequentemente caindo dos arbustos que tenta subir. Isso acontece devido às convulsões provocadas pelo fungo. A formiga então morre após fixar suas mandíbulas na lateral de uma folha ou em outras partes do vegetal. Após cerca de uma a duas semanas da morte da formiga, observa-se a formação do ascoma para fora do corpo do animal. Os esporos são então produzidos e liberados para o ambiente, podendo, novamente, infectar novas formigas."
Para saber mais, clique nos links acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Adeus ao Passarinho