O Ovo Veio Antes da Galinha



Com o desenvolvimento dos estudos sobre evolução dos vertebrados, é possível responder sem medo de errar, que o ovo surgiu antes da galinha. Todas as aves atuais descendem de um grupo de dinossauros ovíparos, os terópodes. Portanto, evolutivamente falando,  as aves devem ser consideradas répteis.
 A ilustração mostra de modo simplificado a árvore evolutiva e a origem do ovo com casca calcária dos répteis.


Sabe aquela pergunta clássica: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Pois é, hoje em dia, em virtude dos avanços dos estudos sobre a evolução dos vertebrados, não faz mais sentido insistir nessa pergunta que, na verdade, constitui o que chamamos de paradoxo cíclico de causa e efeito (algo de cuja existência depende outra, que por sua vez é a causa da existência de algo). Pode responder sem medo de errar que o ovo veio antes da galinha! Mas, como assim? A evolução explica.
Pelo ponto de vista evolucionista, sabemos que ocorreu todo um processo de evolução até que determinados animais que já nasciam de ovos, viessem a se transformar nas aves, incluindo o animal que mais tarde, graças a intervenção humana, viria a constituir em nossa conhecida galinha. Todas as aves atuais descendem de um grupo de dinossauros ovíparos, os terópodes
A história evolutiva dos ovos entre os répteis é complexa, pois ao longo da evolução, vários grupos deixaram de produzir ovos e passaram para a condição de viviparidade, assim como em muitos mamíferos. Além disso, alguns grupos que eram vivíparos voltaram a ser ovíparos. Grupos aquáticos como os ictiossauros, que eram répteis semelhantes a golfinhos, pariam seus filhotes sem a presença de ovos.
Entre os répteis atuais, muitos lagartos e cobras não botam ovos e dão à luz filhotes totalmente formados. Estima-se que a viviparidade tenha surgido mais de cem vezes entre os lagartos e as cobras e acredita-se que sua origem esteja associada principalmente a ambientes frios, onde a mãe pode manter os embriões aquecidos buscando locais mais quentes.
Contudo, a postura de ovos para reprodução nunca foi exclusividade dos répteis. A reprodução através de ovos já existia desde os primeiros organismos multicelulares que habitaram a Terra. Nos vertebrados, esta forma de reprodução ocorria nos peixes há mais de 500 milhões de anos, no meio aquático. Embora a maioria dos anfíbios ainda dependa da água para depositar seus ovos e desenvolver seus embriões, a independência da água para a reprodução surgiu nos répteis através do ovo com casca calcária, que assegura a integridade dos líquidos internos necessários para o desenvolvimento do embrião, representando um passo importante na conquista do ambiente terrestre.
Portanto, como todas as aves descendem de um dinossauro que colocava ovos, podemos afirmar que o ovo veio antes da galinha. 

Para saber mais:

Romer. 1957. Origin of the amniote egg. JSTOR

Pyron RA, Burbrink FT. Early origin of viviparity and multiple reversions to oviparity in squamate reptiles. Ecol Lett. 2014;17(1):13-21. doi:10.1111/ele.12168

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética